
Na praça dos Três Poderes, onde foi autorizada a permanência de 40 mil pessoas, Lula, 77 anos, subiu pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto ao lado da esposa Janja e da cadela Resistência, adotada durante a vigília em Curitiba no período em que Lula esteve preso por 580 dias entre 2018 e 2019.
Ao som de peças de Villa-Lobos, como a Bachiana Brasileira nº 5 e o Trenzinho do Caipira, o presidente se fez acompanhar também de cidadãos que simbolizam a diversidade da população brasileira em termos étnicos, sociais e de gênero: o cacique Raoni Metuktire; o menino negro Francisco; o metalúrgico Weslley Rodrigues Rocha; o professor Murilo de Quadro Jesus; a cozinheira Juciamara Fausto dos Santos, o jovem Ivan Baron, portador de necessidade especial e influencer; o artesão Flávio Pereira; e a catadora Aline Souza, negra, a quem coube passar a faixa presidencial a Lula.
Bastante emocionado, o presidente discursou no Parlatório, tratando especialmente e com bastante ênfase do resgate da dívida social, e em seguida recebeu o cumprimento dos chefes de estado estrangeiros. Estiveram presentes o rei da Espanha, Felipe VI e 20 presidentes, entre eles o de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; de Cabo Verde, José Maria Neves; da Argentina, Alberto Fernández; do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; do Uruguai, Luís Lacalle Pou, além dos ex-presidentes uruguaios José Mujica e Júlio Maria Sanguinetti.
Toda a cobertura contou cerca de 700 jornalistas nacionais e estrangeiros. A Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e das forças de segurança do DF efetivaram um Protocolo de Ações Integradas (POI) para aumentar a segurança no evento. Foram registrados três incidentes relacionados à posse presidencial, entre eles a detenção de um homem, que portava uma faca e fogos de artifício. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) registrou 94 atendimentos.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°