
Nessa terça-feira, 9, a equipe de brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado executou queima prescrita na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Morro do Segredo, em Lajeado. Com o objetivo de prevenir os incêndios florestais na época mais seca do ano, as queimas foram feitas em topos de morro e em aceiros mecanizados em trechos da rodovia TO-010 que liga o município à Capital.
A estratégia faz parte do Manejo Integrado do Fogo (MIF) executado na Unidade de Conservação (UC) há quatro anos. O fogo de baixa intensidade reduz a biomassa, combustível para a propagação das chamas nos meses mais críticos, e cria mosaicos que formam barreiras naturais aos incêndios. Esta é a segunda UC gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) a iniciar a temporada de queimas prescritas. No mês passado, as queimas começaram na APA Jalapão.
O trabalho da Brigada Gavião Fumaça na APA Serra do Lajeado conta com o apoio dos donos das propriedades e é supervisionado pela gestora da UC, Camilla Muniz. "Temos desenvolvido essa prática há quatro anos e já está consolidado aqui na região de Lajeado. Os produtores nos procuram ou já usam e nos informam. É um trabalho que está bem consolidado. As pessoas já sabem dessa prática que fazemos nos meses de maio e junho. Mas, mesmo assim, fazemos essa comunicação massivamente, corpo a corpo, e também peloWhatsApp, lembrando o pessoal desses períodos. Com isso, conseguimos diminuir áreas queimadas, pois, no passado, as queimas aconteciam em áreas de dimensões maiores. Resultado do trabalho preventivo que fizemos de maio e junho nos topos de morros e nas margens das estradas", detalhou a supervisora.
Um dos atrativos naturais mais visitados por turistas no município, o Morro do Segredo implementou o MIF na Unidade de Conservação há três anos após um incêndio trazer grandes prejuízos à estrutura da trilha. "Turistas do Brasil e também do exterior buscam o atrativo pela beleza cênica e pela biodiversidade de fauna e flora que temos aqui. Com a eficiência da prática da queima prescrita, prevenimos prejuízos e preservamos o Cerrado que temos aqui", destacou o condutor ambiental, Marcos Oliveira.
O produtor rural Tomaz Aquino acompanhou o trabalho da brigada às margens da TO-010 nessa terça, no trecho próximo a sua propriedade. "Para nós, produtores, é muito importante essa iniciativa que o Naturatins propôs, porque nos ajuda a evitar os incêndios na época mais crítica. Este trabalho vai ao encontro dos interesses dos produtores, e o órgão se coloca à disposição com a brigada florestal em dar esse apoio", elogiou.
Conforme o calendário da UC, as queimas prescritas na APA Serra do Lajeado seguem até o mês de junho. Para mais informações e solicitação de apoio da brigada, além do atendimento presencial no município, o contato telefônico ou por WhatsApp é o (63) 99959-4241.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°