
Na manhã desta quinta-feira, 13, a programação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), na Agrosudeste segue com dia de campo de fruticultura, no projeto de irrigação Manoel Alves, município de Dianópolis, a 15 km de Almas (TO).
As palestras que ocorreram nas estações, abordaram os temas: Planejamento e estratégias de safra da cultura da manga com abordagem às janelas da produção, compra de insumos, planejamento das atividades operacionais e ainda, palestra sobre manejo de pragas e doenças na cultura da manga.
Para o consultor técnico em fruticultura irrigada Valdinei Silva Souza, o planejamento da produção é um critério importante para obter os melhores resultados.
“É importante o produtor definir a colheita, no período de floração. Ajudar o produtor a fazer o planejamento, definir o volume a ser colhido e a supervisão do plantio e dos frutos são essenciais para garantir uma boa colheita e maior comercialização”, afirmou Valdinei Silva.
Com o temaManejo das doenças e pragas na cultura da manga, o engenheiro agrônomo Hugo Ribeiro de Souza abordou sobre a importância do monitoramento e a identificação de pragas e doenças na fruta.
“É uma cultura desafiadora que depende de muita mão de obra qualificada e os cuidados devem ser diários. São essenciais o monitoramento constante, para que não haja perda dos frutos; e a identificação antecipada das doenças, para evitar perda na produção e do mercado”, pontou Hugo.
O diretor de Empreendedorismo, Joaquim Urcino, frisou sobre a importância dos dias de campo na feira e a participação de jovens alunos das escolas agrícolas interessados no tema. “Esse dia de campo é uma aula que, com certeza, contribui na construção de conhecimento dos alunos, melhorando sua grade curricular através das informações ricas que recebem aqui”, informou o diretor.
Arena do conhecimento
Na programação da arena do Conhecimento, durante a 7ª Agrosudeste, também teve debate com a realização do 1° Encontro dos Presidentes das Associações do Sudeste do Tocantins.
Mediado pela Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), o evento debateu sobre a agricultura familiar e a regularização fundiária, entre outros temas relacionados.
A Faerto é responsável por congregar associações, entidades rurais e lideranças políticas e rurais em todo o Tocantins.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°