
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) recebem nesta quinta-feira, 13, às 9 horas, na sede da autarquia, representantes da organização-não governamental WWF-Brasil para apresentação conjunta de ações estratégicas de prevenção e combate aos incêndios florestais no Jalapão.
Com foco na política de Manejo Integrado do Fogo (MIF), o encontro é voltado aos gestores e comunidades tradicionais da região. Dessa forma, no sábado, 15, haverá no período da manhã reunião comunitária de planejamento MIF na comunidade Galheiros e à tarde na comunidade Carrapato. No domingo, 17, ocorre uma atividade de campo, com visita a área manejada e realização de queima prescrita, que será definida em conformidade com a condição climática.
De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, esse encontro é a consolidação de um trabalho desenvolvido há mais de um ano pelo Naturatins, em parceria com a WWF-Brasil e o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). “O material contendo o planejamento de ações contra incêndios florestais, por meio dos protocolos do MIF, foi finalizado e será apresentado junto às comunidades da região do Jalapão”, explicou.
O diretor Warley Rodrigues destacou, ainda, que essa ação de prevenção e combate a queimadas ilegais reforça o compromisso do Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, com a política de preservação e conservação da biodiversidade do Estado. “Nosso foco é buscar estratégias que estejam alinhadas às práticas de uso controlado dos nossos recursos naturais”, finalizou.
O que é o MIF
O Manejo Integrado do Fogo (MIF) é uma abordagem que trata das questões relacionadas ao fogo prejudicial e ao fogo benéfico dentro do contexto do ambiente natural e dos sistemas socioeconômicos nos quais eles ocorrem. O MIF oferece uma estrutura que permite considerar a ecologia, múltiplos objetivos de manejo da terra e abordagens tecnológicas para manejar o fogo visando equilibrar os riscos de incêndios prejudiciais com os benefícios ecológicos e econômicos que o fogo fornece num determinado contexto.
WWF-Brasil
Com atuação no Brasil há 25 anos, a WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.
CeMAF
O Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF) é um espaço dentro da Universidade Federal do Tocantins, destinado ao desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão que contribuem para um desenvolvimento sustentável.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°