
A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-TO) realizaram nesta segunda-feira, 3, no auditório da CGE-TO, uma reunião técnica de alinhamento sobre reequilíbrios contratuais. O encontro foi motivado pela necessidade de padronização de processos e fluxo de trabalho em procedimentos recorrentes no cotidiano de todas as esferas administrativas estaduais, bem ainda pelas mudanças promovidas pelo Decreto Estadual nº 6.597/2023, que dispõe sobre execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Poder Executivo Estadual para o exercício de 2023.
Além da Controladoria e da Procuradoria, também participaram do encontro servidores e servidoras das secretarias de Estado da Saúde (SES), da Fazenda (Sefaz), da Educação (Seduc) e da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).
Esteve em debate sobretudo as causas e espécies de reequilíbrio econômico-financeiro; a proposição de medidas de otimização e segurança à instrução dos processos em casos de contratação de bens, serviços, obras e serviços de engenharia, que resultem em pedidos de reajustes, repactuações e revisões contratuais. Devem ainda ser submetidos ao exame técnico e jurídico da Controladoria e da Procuradoria, respectivamente.
Como explica o secretário-chefe da CGE-TO, José Humberto Muniz Filho, esse alinhamento passa a ser uma prioridade da gestão. “O que o Governo do Tocantins faz agora é um trabalho inovador, que faz frente à uma demanda antiga, que cuida do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos na administração estadual. Com a atuação técnica do setor de controle interno da CGE e a consultoria da Procuradoria, esta iniciativa permitirá a concretização da atuação de conformidade que melhorará processos e fluxo de trabalho em procedimentos recorrentes no cotidiano de todas as esferas administrativas estaduais”, enfatizou o gestor.
Também presente no encontro, o procurador Nivair Vieira Borges esclareceu questões do campo jurídico levantadas pelos participantes e considera que “a reunião foi muito produtiva por elucidar dúvidas acerca do tema”.
Limites
De acordo com o dispositivo, a medida é limitada a contratos acima de R$ 300 mil, nos casos de bens e serviços; e acima de R$ 500 mil nos casos de obras e serviços de engenharia.
Checklists
A Controladoria disponibilizará no site do órgão, a partir do final da próxima semana,checklistsque subsidiarão as pastas na realização da repactuação e do reequilíbrio econômico-financeiro. As listas de documentos, apresentadas na reunião pelos assessores de controle interno da CGE, José Batista de Lima Filho e Sergivan Sales de Brito, estão em fase de minuta, abertas às sugestões de melhorias pelos demais órgãos, e estarão disponíveis posteriormente no endereçohttps://bit.ly/40UUpxV.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 31°