
Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (7), o senador Jayme Campos (União-MT) ressaltou a necessidade imediata de aperfeiçoar a legislação de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ele destacou o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e afirmou que dar o devido reconhecimento à classe feminina é uma agenda urgente da sociedade ao redor do mundo.
Jayme Campos afirmou ter protocolado proposta relacionada à ampliação dos instrumentos de proteção às vítimas de violência doméstica. A ideia é permitir o compartilhamento, com os órgãos de segurança pública, de localização do agressor submetido ao monitoramento eletrônico (PL 930/2023). Segundo ele, trata-se de medida importantíssima para as políticas de prevenção do crime e de atendimento integral à vítima. O senador criticou a Resolução 412, de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que só permite o compartilhamento de dados com autorização judicial específica.
— Essa vedação é prejudicial, ela impede que os órgãos de segurança pública elaborem políticas de prevenção de violência e de imediato atendimento à vítima. É um absurdo o que acontece em nosso país. A localização dos monitorados, munindo as polícias de dados e informações atualizadas, é fundamental para que as autoridades possam agir a tempo e evitar crimes — disse.
O parlamentar também destacou projeto de sua autoria que Institui o Fundo Nacional de Amparo a Mulheres Agredidas (FNAMA). O PL 109/2012 já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados. Ele citou outra matéria de sua autoria que altera a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) para vedar a nomeação em cargos públicos de condenados por crime de violência contra a mulher (PL 1.729/2019). O texto está em análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
— A violência contra a mulher, sabemos todos, não será vencida em uma só batalha, pelo efeito mágico de uma medida legal. É trabalho desafiador, que se trava todos os dias, em todos os espaços. Mas é dever do Congresso Nacional cumprir o seu papel, aprimorar as garantias e os instrumentos de amparo a integridade física, psíquica e emocional das mulheres brasileiras.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°