
Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (28), o senador Zequinha Marinho (PL-PA) criticou a forma como está sendo implementada a Operação Curupira, que tem o objetivo de combater crimes ambientais no Pará — incluindo as atividades de garimpo ilegal.
— Nada contra a Operação Curupira, porque a alma dela é muito boa, o espírito dela é muito bom. Mas a operação em si, a prática em si, é desprovida de inteligência. Em um estado da dimensão do Pará, você querer encontrar empreendimentos agropecuários andando pelas estradinhas vicinais do interior de São Félix do Xingu e de tantos outros municípios, porque são 15 municípios no total, é no mínimo desconhecer a realidade do seu estado, é não saber o que está fazendo e desprezar a inteligência — protestou ele.
Segundo o parlamentar, "a polícia está indo para as vicinais desses municípios, desses 15 municípios, incluindo São Félix do Xingu, e a população se sente humilhada, oprimida, perseguida".
— Eu quero dizer ao governo do estado do Pará para parar de perseguir o povo com uma operação boba, uma operação que não dá em nada. A operação de que o Pará precisa para conter o desmatamento se faz pela tecnologia do satélite que está alugado para o estado.
Zequinha também afirmou que a ação "tem mobilizado caminhonetes, aviões, helicópteros, policiais de toda ordem, enfim, policial militar, policial civil, esquecendo-se, principalmente, da tecnologia que o estado detém para poder fazer, com eficiência, o trabalho que já vinha sendo feito".
— A intenção é boa, mas a prática é horrível.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°