
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (28), a importância de recolocar o Brasil na trilha do crescimento econômico e do desenvolvimento social. Para isso, defendeu a importância do debate democrático e avaliou que o clima é propício para as soluções políticas. Kajuru ressaltou que o Congresso Nacional vai conviver, nos próximos quatro anos, com um chefe de Poder Executivo que busca o protagonismo, participando das negociações políticas e dialogando ativamente com o Poder Legislativo.
— Tudo indica que [as negociações] serão intensas, pelas características do novo Congresso, com marcante presença oposicionista. Oposição é indispensável à democracia. Só não pode perder o foco, e, por intolerância ao governo, causar prejuízos ao país. Ao contrário de alguns analistas políticos, vejo o atual contexto como favorável à política — afirmou.
Para Kajuru, o diálogo entre forças antagônicas, de forma transparente, com a população percebendo claramente a posição de cada grupo ideológico, vai contribuir para o fortalecimento da democracia.
O senador ainda ressaltou que uma de suas missões será fortalecer as instituições brasileiras, ajudando a normalizar as relações entre Legislativo, Judiciário e Executivo. Ele também tratou como prioritário o debate sobre a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos. Lembrou, ainda, que é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para extinguir a reeleição nos cargos do Executivo e estender os mandatos para cinco anos.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°