
Com quatro matérias aguardando tramitação, a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) deverá escolher nos próximos dias seu novo presidente para o biênio 2023-2024. A CDR, uma das 14 comissões permanentes do Senado Federal, discute assuntos como desigualdades regionais, políticas para desenvolvimento de estados e municípios, e planos para o desenvolvimento social e econômico.
Outra atribuição da comissão é apreciar projetos sobre turismo, como políticas de incentivo e de investimento para o setor. Nos últimos dois anos o tema ganhou destaque na CDR, que em várias audiências públicas debateu a retomada do turismo no país com a ampliação da vacinação contra a covid-19. Em uma das mesas de debate, o colegiado tratou da volta dos cruzeiros marítimos — segmento que, antes da pandemia, apresentava uma das maiores taxas de crescimento no turismo mundial e representava uma parcela significativa da atividade turística no Brasil.
Outra questão de grande importância para a CDR foi o planejamento de riscos e prevenção de desastres, motivada pelas enchentes que atingiram Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro no início de 2022 e deixaram milhares de pessoas feridas e desabrigadas. Entre outras atividades, os membros da CDR ouviram representantes de entidades integrantes do Sistema Nacional de Defesa Civil e discutiram o panorama da prevenção de desastres num cenário de mudanças climáticas.
A CDR é composta por 17 membros titulares e 17 suplentes. Quando a comissão retomar as atividades, deverá apreciar projetos como o PL 169/2020, já aprovado na Câmara dos Deputados, que modifica o Estatuto da Cidade para incluir, na instalação de empreendimentos, a mobilidade urbana como uma das questões a serem abordadas na elaboração do estudo de impacto de vizinhança. Também deverá voltar a tramitar, com novo relator, o PL 2.492/2019, do senador Weverton (PDT-MA), que inclui 44 municípios maranhenses na região do semiárido e determina a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) naquela área.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°