Sexta, 06 de Fevereiro de 2026
24°

Tempo limpo

Palmas, TO

Tocantins SEM RECURSO!

Por falta de verba, projeto do Hospital Universitário da UFT está parado há quase uma década

Unidade beneficiaria acadêmicos de vários cursos, além de Medicina.

10/02/2023 às 18h47 Atualizada em 10/02/2023 às 19h05
Por: Redação
Compartilhe:
Este seria o projeto inicial do Hospital Universitário da UFT, em Palmas. / Foto: Reprodução
Este seria o projeto inicial do Hospital Universitário da UFT, em Palmas. / Foto: Reprodução

O tão aguardado Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Palmas, ainda está longe de se tornar realidade, apesar de a obra ter sido prometida ainda para o ano de 2015. Quando construída, a unidade será um hospital-escola.

O curso de Medicina da UFT é um dos 25 no Brasil que não contam com hospital universitário. No Tocantins, há sete cursos de Medicina em atividade que somam, juntos, cerca de seis mil universitários.

Pela UFT, o número de acadêmicos gira em torno de 480. Em Palmas, onde a maioria estuda, a residência é feita no Hospital Geral de Palmas (HGP). Já em Araguaína, os residentes têm o Hospital Regional (HRA) e também contam com o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT/UFNT).

A construção do Hospital Universitário beneficiaria não apenas os estudantes de Medicina, mas também dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Administração e outras áreas afins, voltados para a saúde. Também ajudaria no atendimento de pacientes, o que possibilitaria a diminuição das filas nos hospitais superlotados no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.