
A comissão externa criada pelo Senado para acompanhar a situação dos ianomâmis e a saída dos garimpeiros de suas terras no estado de Roraima chegou ao estado nesta quinta-feira (9).
O requerimento para criação da comissão externa foi apresentado pelos senadores Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Dr. Hiran (PP-RR), que já estão na capital Boa Vista a caminho das terras indígenas ianomâmis junto com o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), deputados federais e equipe do Poder Executivo.
Mecias de Jesus informou, de Boa Vista, que a delegação de parlamentares está no estado para acompanhar a situação e as ações do governo federal.
— Nós viemos para ajudar nessa solução e encontrar uma forma de apoiar os ianomâmis mas também dar apoio aos garimpeiros porque eles são brasileiros. O garimpeiro que está lá não é bandido, é pai de família, trabalhador — disse.
Dr. Hiran concordou que os garimpeiros também merecem atenção das autoridades.
— Nós não somos de maneira nenhuma a favor do garimpo como está acontecendo, mas os garimpeiros que trabalham lá são homens de bem que merecem todo o respeito.
Também integram a comitiva o governador Antonio Denarium, o ministro da Defesa, José Múcio, e os deputados federais Duda Ramos (MDB-RR), Albuquerque (Republicanos-RR) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR). A Advocacia do Senado também participa da comitiva, para assessorar os três senadores.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°