
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participou, nos dias 24 e 25 de junho, do 1º Seminário Nacional sobre ICMS Educacional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF. O evento reuniu representantes de secretarias de educação e finanças de estados e municípios, além de técnicos do MEC.
O objetivo foi discutir a política do ICMS Educacional como ferramenta para a promoção da equidade na educação básica e promover o intercâmbio de experiências entre os estados, fortalecendo a implementação da política em todo o país.
Da Seduc, estiveram presentes no evento a diretora do ICMS Educacional, Regivane Martins Ambrózio Silva, e o gerente das Condicionantes Pedagógicas do ICMS e VAAR, Ítalo Bruno Paiva. Na ocasião, foi apresentada a experiência do Tocantins na implementação da política, com destaque para a atuação do Conselho Estadual Especial para Elaboração dos Indicadores Educacionais dos Municípios no ICMS (Coeduca), que garante a legitimidade, o monitoramento e o controle social da política no estado.
“A execução do ICMS Educacional no Tocantins passa por uma governança intersetorial consolidada, a partir do Coeduca, que reúne instituições como Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação], a ATM [Associação Tocantinense de Municípios], a Secretaria de Estado da Fazenda, a Universidade Federal do Tocantins, a Universidade Federal do Norte do Tocantins, o Conselho Estadual de Educação, a Universidade Estadual do Tocantins, além da própria Seduc. Isso mostra que a articulação entre os diversos setores promove um planejamento democrático e transparente”, destacou a diretora do ICMS Educacional, Regivane Martins Ambrózio Silva.
Durante a apresentação, também foi evidenciado o protagonismo do Tocantins ao incluir, entre os indicadores do ICMS Educacional, critérios voltados à inclusão de estudantes com deficiência e à equidade racial, uma das poucas unidades da Federação a adotar esses aspectos de forma estruturada.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°