
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou oficialmente na manhã desta terça-feira, 24, o programaTocantins no Pódio, iniciativa que visa fortalecer diversas modalidades esportivas para todas as faixas etárias nos 139 municípios tocantinenses e integra a implementação do Monitoramento do Esporte Brasileiro. O programa é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju). O lançamento ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e contou também com a abertura oficial dos Jogos dos Servidores.
“O nosso governo busca, acima de tudo, promover a cidadania. Por isso, incentivamos a prática esportiva em diversas modalidades, como temos feito em todo o estado, por meio de campeonatos, corridas, o Copão Tocantins, que é o maior evento amador de futebol da região Norte do país; e os Jogos dos Servidores. A integração da população com a prática esportiva, de maneira saudável, permite que os jovens e as comunidades se encontrem por meio do esporte, o que impacta na qualidade de vida. Além disso, o programa também incentiva a formação de atletas profissionais que vão representar o estado no Brasil e de forma internacional”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, ressaltou o papel da iniciativa na ampliação do acesso ao esporte e no fortalecimento das ações do Governo em todos os municípios. “É muito importante promover o esporte em diversas modalidades e para todas as idades. Este é um programa guarda-chuva que vai contemplar desde as artes marciais ao futebol de campo e a temporada de praia, ampliando a oportunidade dos desportistas terem recursos e acesso à prática esportiva. O Governo estará presente em todas as frentes. Fico muito feliz de estarmos lançando esse programa e iniciando os Jogos dos Servidores, que vão envolver mais de 3 mil participantes. É uma grande oportunidade de fomentar o esporte e também movimentar a economia”, afirmou o titular da Seju.
Tocantins no Pódio
OTocantins no Pódiotem como objetivo desenvolver a promoção da cultura da atividade física, com foco no crescimento de atletas amadores e profissionais, contribuindo para a promoção da saúde e a inclusão social, por meio da prática dos esportes e do lazer. O programa é estruturado em cinco eixos com ações voltadas para crianças, jovens e adultos: esportes de alto rendimento; programas de iniciação esportiva; esporte de participação; paradesporto; e apoio às entidades esportivas.
Além disso, os projetos que são desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, como os apoios às entidades e aos atletas de alto rendimento; os projetos de iniciação esportiva; e os eventos desenvolvidos pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), como os Jogos dos Servidores, Esporte Verão, Copão Tocantins de Futebol Amador, Copa Tocantins de Ginástica Rítmica e Terrão no Bairro, passam a integrar esse projeto guarda-chuva.
Desta forma, o Governo do Tocantins busca garantir condições para que os desportistas se dediquem ao treinamento e à participação em competições, promovendo o desenvolvimento de suas carreiras esportivas. A iniciativa também tem como objetivo renovar gerações de atletas com potencial para representar o estado e conquistar o lugar mais alto do pódio em competições nacionais e internacionais.
Monitoramento do Esporte Brasileiro
A ação integra a reestruturação e amplia as políticas públicas de esporte nos 139 municípios, por meio de um diagnóstico geral que será implantado pela primeira vez no Tocantins. Trata-se de um projeto de monitoramento do esporte brasileiro firmado entre o Governo do Tocantins e o Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva (Ipie), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Deste modo, a gestão estadual fortalecerá as políticas públicas de esporte por meio da geração, da análise e do uso de dados que subsidiarão a tomada de decisão dos gestores públicos.
A parceria para o projetoMonitoramento do Esporte Brasileirotem como foco o aprimoramento da gestão esportiva no estado, por meio do fornecimento de ferramentas para a sistematização de dados e o apoio à tomada de decisões com base em evidências. Essencialmente, a colaboração busca diagnosticar a situação do esporte local e auxiliar os municípios a se adequarem à Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023). A legislação exige a criação e o funcionamento de Conselhos, Planos e Fundos de Esporte como condição para o recebimento de recursos públicos via Fundo Nacional. Os dados coletados vão contribuir para uma gestão ainda mais eficaz no esporte tocantinense.
A coordenadora regional da região Norte do Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva (Ipie), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Amanda Maria Dias Chagas, explicou que o mapeamento estrutura indicadores esportivos dos municípios para a construção de políticas públicas. “Nós já desenvolvemos esse projeto em diversos estados, com o objetivo de monitorar toda a estrutura do esporte no país. A proposta é mapear todos os municípios e levantar dados sobre a infraestrutura disponível, se há políticas públicas para o esporte e leis municipais específicas. Com o programa, esse mapeamento poderá ser feito e, com ele, viabilizaremos a criação de políticas públicas voltadas ao esporte. Esse levantamento é fundamental para construirmos a segunda etapa do projeto, principalmente com a vigência da nova Lei Geral do Esporte. O projeto de monitoramento funciona como uma base de dados que alimentará o sistema nacional de informações e indicadores. É uma iniciativa essencial para organizar o esporte de forma sistêmica e integrada no país”, explicou a coordenadora Isabela.
Isabela Godinho, atleta faixa preta de taekwondo, de apenas 14 anos, carrega uma trajetória de oito anos de dedicação à modalidade e já acumula três medalhas internacionais de ouro, prata e bronze, além de ter representado o Tocantins e o Brasil no Campeonato Mundial realizado na Bósnia. Para ela, o apoio que será oferecido pelo programa é essencial. “Nós, atletas, já recebemos muito apoio do Governo do Estado, que sempre nos incentiva bastante. Isso faz com que a gente queira treinar mais e dar cada vez mais o nosso melhor. A cada campeonato que participo e conquisto medalhas, eu me sinto ainda mais motivada. Esse apoio é muito importante, pois nos ajuda com as despesas financeiras. Com mais recursos, conseguimos representar melhor o estado e conquistar ainda mais títulos”, comemorou a atleta.
Jogos dos Servidores
Na ocasião, o chefe do Executivo também realizou a abertura oficial dos Jogos dos Servidores, cuja programação inclui, na tarde desta terça-feira, 24, a realização do Congresso Técnico. A competição envolve todo o funcionalismo público do Tocantins (municipal, estadual e federal), além dos servidores das Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, instituições públicas financeiras e entidades parceiras nas regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi. Os jogos reúnem profissionais de diferentes áreas nas disputas do futsal, futebol society e voleibol nas regionais e etapa final, além de xadrez, tênis de mesa e corrida de rua (5 km) na fase estadual.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°