
O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, e pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, acompanhou, nesta quarta-feira, 18, a perfuração da primeira estaca no canteiro de obras do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins (HMME), em Palmas. O ato simbólico marca o início efetivo da implantação da nova unidade, considerada uma das iniciativas mais importantes para a saúde pública do estado.
A nova unidade hospitalar, que substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), oferecerá serviços completos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal, com infraestrutura de ponta. Serão 210 leitos e 20 vagas na Casa Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando em mais de 60% a capacidade de atendimento.
Além da expansão da estrutura física, o projeto traz inovações importantes para o cuidado especializado às mulheres e recém-nascidos, como a implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica do Tocantins, o aumento no número de leitos de UTI Neonatal e a construção de um heliponto, que garantirá maior agilidade no transporte de pacientes em situações de emergência.
O projeto também contempla a ampliação e modernização de serviços que já são destaque no HMDR, como o Banco de Leite Humano e o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), reforçando o compromisso do Estado com o atendimento humanizado e qualificado.
O secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, destacou que o ato simbólico representa o início de um novo tempo para a saúde da mulher no Tocantins. "É a materialização de um projeto ousado, pensado para o futuro e construído com responsabilidade”, ressaltou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, também enfatizou a importância do momento. “Este é um dia histórico para o SUS [Sistema Único de Saúde] tocantinense, pois esta é uma obra muito esperada pela população e pela equipe da secretaria, que não mediu esforços para a realização desse projeto. Agradecemos a participação das equipes da SPI [Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos] e da Tocantins Parcerias [Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias] pelo trabalho conjunto que permitiu estarmos hoje[quarta-feira, 18]iniciando efetivamente as obras. Seguiremos cumprindo as orientações do governador Wanderlei Barbosa para uma melhor assistência à nossa população”, salientou.
O Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins é projetado para se tornar uma referência no atendimento ao público feminino e neonatal na região Norte do Brasil.
Presenças
Também participaram do ato simbólico as equipes técnicas da SPI e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); o gerente de operações da Opy Healthcare, Leonardo Marques, empresa responsável pela execução do projeto por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) em saúde do estado; e os membros do Comitê de Monitoramento e Gestão (CMOG), responsável pelo acompanhamento do contrato da PPP.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°