
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realiza entre os dias 9 a 13 de junho a 1ª edição da Semana Estadual de Trânsito do Tocantins. A Lei n° 4.474/2024, foi sancionada ainda no ano passado pelo Governador Wanderlei Barbosa, e tem o objetivo de promover a conscientização e a educação no trânsito, visando melhorar a segurança viária e reduzir o número de sinistros nas vias estaduais.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a iniciativa surge como mais uma ferramenta de conscientização. “A Semana Estadual de Trânsito marca um momento histórico em nossos esforços para promover a segurança viária e reduzir os índices de violência no trânsito em nosso estado. É mais uma ferramenta de conscientização realizada pelo Governo do Tocantins, engajando motoristas, ciclistas, pedestres e toda a sociedade na construção de um trânsito mais seguro e humano”, destaca o titular da pasta.
O motorista Ferreira Andrade enfatiza a importância da ação de conscientização realizada pelos educadores de trânsito. “Este trabalho do Detran/TO nas vias é uma forma de sensibilizar os condutores quanto ao papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro. Eu acredito que essa blitz é uma importante ferramenta para abordar comportamentos que representam risco à segurança de todos, como o uso do celular ao volante, beber e dirigir e não usar o cinto de segurança”, ressalta o motorista.
Semana Estadual de Trânsito
Ao longo da semana, o Detran/TO leva as ações da iniciativa a diversos municípios do estado, como blitzes em avenidas; palestras em escolas, empresas e órgãos; atividades lúdicas, rodas de conversas em todo o estado; com o propósito de mobilizar a população em prol da construção de um trânsito mais seguro.
Em Palmas, a equipe de educação para o trânsito abordou condutores na saída da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. As ações na Capital seguem esta semana na Avenida Tocantins no Taquaralto e na Avenida Teotônio Segurado.
A Lei n° 4.474/2024, que dispõe sobre a iniciativa, atribui ao Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran/TO) a responsabilidade de definir o tema central da Semana de Trânsito, enquanto as ações e a divulgação de temas relacionados à educação no trânsito serão desenvolvidas pelo Detran/TO.
Maio Amarelo
A Semana Estadual de Trânsito do Tocantins sucede a campanha Maio Amarelo 2025, que chegou ao fim, no dia 1º de junho, com o 4º passeio ciclístico do órgão, que reuniu mais de 500 participantes e reforçou a importância de uma postura mais prudente e responsável nas vias. Ao longo da campanha foram mais de 200 ações realizadas pelo órgão que alcançaram quase 40 mil pessoas em todo o estado, sendo destaque nacional entre os órgãos em todo país com a quantidade das ações realizadas no Maio Amarelo.
Ações intensificadas
O trabalho de educação e fiscalização de trânsito do Detran/TO é realizado durante todo o ano, mas é durante as campanhas que as ações são intensificadas e ganham maior visibilidade, acompanhando a mobilização da iniciativa em todo o país.
A Semana Estadual de Trânsito agora se torna mais uma ferramenta de conscientização quanto aos índices de sinistros, mortes e lesões de trânsito, juntando-se a outras iniciativas realizadas pelo Detran/TO, com destaque para o Maio Amarelo, Verão Seguro, Semana Nacional de Trânsito e Operação Boas Festas, que acontece nas festividades de fim de ano.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°