
Como parte das ações estratégicas do Manejo Integrado do Fogo (MIF), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da equipe do Parque Estadual do Cantão (PEC), realiza até esta sexta-feira, 6, uma queima prescrita no Projeto de Assentamento (PA) Onalício Barros, localizado no município de Caseara.
O MIF é uma metodologia que alia técnicas científicas e conhecimentos tradicionais com o intuito de usar o fogo de forma planejada, controlada e segura, como ferramenta para prevenir grandes incêndios florestais, conservar a biodiversidade e proteger comunidades.
Conforme a supervisora do PEC, Aline Vilarinho, as ações na região tiveram início no mês de maio, dada as condições climáticas seguras para executar a queima. Ela destacou a importância dessa ação ocorrer no bioma Cerrado. “O fogo de baixa intensidade reduz a biomassa de capim, combustível para a propagação das chamas, e cria mosaicos que formam barreiras naturais aos incêndios. Desta forma evita-se a ocorrência de incêndios florestais de grandes proporções”, explica.
As queimas prescritas são conduzidas com rigor técnico e ocorrem apenas sob condições climáticas específicas, como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos, para garantir segurança e eficácia. A ação não deve ser confundida com incêndios criminosos ou acidentais, pois trata-se de um procedimento planejado, com autorização legal e objetivos de conservação ambiental.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°