
O Procon Tocantins orienta consumidores, fornecedores e comerciantes quanto à proibição da fabricação, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição e uso de cerol, linha chilena ou qualquer material semelhante em todo o território estadual. A medida está prevista na Lei nº 3.707, de 28 de julho de 2020, que visa preservar a vida e prevenir acidentes. Com a chegada do período de férias escolares, aumenta o uso de pipas e brinquedos semelhantes, especialmente por crianças e adolescentes.
Por isso, o Procon reforça a importância do cumprimento da lei e alerta que o descumprimento pode gerar penalidades, como apreensão do material e autuação do estabelecimento.
De acordo com o superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, a norma existe para garantir segurança à população.
“Em nossas ações, intensificamos para coibir a comercialização de materiais cortantes. O cerol e a linha chilena colocam em risco a vida de motociclistas, ciclistas, pedestres e até de animais. É uma brincadeira que pode terminar em tragédia”, alertou Euclides Correia.
O diretor de fiscalização do órgão, Magno Silva, destaca que a fiscalização está sendo reforçada nas lojas e nos comércios de brinquedos, materiais escolares e variedades. “Durante as fiscalizações aos estabelecimentos, realizamos orientações preventivas e, caso sejam encontrados produtos proibidos, efetuamos a apreensão imediata e aplicamos as penalidades cabíveis. Contamos com o apoio da população para coibir essa prática perigosa”, pontuou.
As denúncias podem ser feitas por meio doWhatsApp(63) 9 9216-6840 ou pelo Disque 151.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°