
O Tocantins foi o estado mais bem avaliado da Região Norte no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, com uma pontuação de 58,76. O IPS divulgado na última quinta-feira, 29 de maio, mede o bem-estar da população a partir de indicadores sociais e ambientais.
Entre os estados nortistas, o Tocantins ficou à frente de Amazonas (57,91), Roraima (57,81), Rondônia (56,79), Amapá (56,72), Acre (56,29) e Pará (53,71). O levantamento analisou três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.
"Com muita satisfação, recebemos o resultado do Índice de Progresso Social 2025, confirmando o Tocantins como o estado mais bem avaliado da Região Norte do país. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, com políticas públicas que priorizam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente nas áreas de educação, saúde, moradia e inclusão social”, comenta o governador Wanderlei Barbosa.
IPS
O Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O IPS avalia se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além de métricas tradicionais e paradigmas econômicos, possibilitando comparar municípios, estados e regiões.
O IPS Brasil é o índice que avalia a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país. O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados no atendimento às necessidades básicas de seus cidadãos.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei de Moura, destaca a relevância do Índice de Progresso Social (IPS) como ferramenta estratégica para a gestão pública. “O IPS avalia os 139 municípios do Tocantins e os 5.570 municípios do Brasil, fornecendo dados valiosos que orientam o planejamento com foco nos avanços sociais. O Tocantins ocupa a primeira colocação na Região Norte, o que evidencia tanto os desafios superados quanto a eficácia do planejamento contínuo das ações governamentais. É fundamental considerar esses indicadores para garantir um desenvolvimento estruturado, com resultados sociais concretos, beneficiando diretamente a população”, afirma o secretário.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°