
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou nesse domingo, 1º de junho, o 4º passeio ciclístico do órgão como parte das ações da Campanha Maio Amarelo 2025, reunindo mais de 500 participantes. O evento marcou o fim das atividades desenvolvidas pelo órgão durante a campanha e teve o objetivo de sensibilizar a população sobre os índices de sinistros e mortes envolvendo ciclistas e promover o respeito por parte dos condutores, motociclistas e pedestres.
Com o tema “Pedale com a gente e fortaleça a cultura da paz no trânsito”, o passeio teve trajeto de 7.6 km em Palmas, buscando incentivar o uso da bicicleta como prática esportiva pelos benefícios à saúde, e meio de transporte alternativo por promover uma mobilidade sustentável em relação aos veículos motorizados.
A ciclista do grupo Seven Bike, Genice Gonçalves, enfatiza que o evento é uma importante forma de demonstrar o respeito aos ciclistas. “O passeio ciclístico do Detran/TO é uma ação muito importante de conscientização sobre a violência no trânsito que envolve os ciclistas. Só temos a ganhar com este evento, que busca propagar o respeito e a empatia pelas vias públicas”, enfatiza.
Quem também avalia positivamente a iniciativa realizada pelo Detran/TO é a ciclista Gleycehnne de Jesus, membro do grupo Coyote do Pedal e que já participou de edições anteriores. “Este já é meu segundo ano participando do passeio ciclístico do Detran/TO, um evento que amo e faço questão de estar presente, pois é uma forma de expressar a nossa paixão por esta prática, que faz bem à saúde, e também de demonstrar a todos a necessidade do respeito aos ciclistas no trânsito”, pontua a ciclista.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, o passeio ciclístico visa levar a mensagem de conscientização do Maio Amarelo e assim construir uma cultura de trânsito mais humana e segura. “O passeio representa um esforço e compromisso da nossa gestão em alcançar toda a população com a mensagem da campanha, chamando todos a uma reflexão sobre a violência no trânsito e instigar novos comportamentos. O trânsito que buscamos construir se faz com o engajamento de toda a sociedade”, destaca o presidente.
Dados
De 2022 até 2025, um levantamento do Detran/TO mostra que transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% foi a infração de trânsito mais comum no Tocantins, com mais de 120 mil registros. Em 2024, o Tocantins registrou 5.582 sinistros de trânsito, equivalente a uma média de 15 incidentes por dia. No mesmo ano, dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) mostram que 627 pessoas morreram por sinistros de trânsito no estado.
Campanha Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional que busca chamar a atenção da população sobre os altos índices de sinistros, mortes e lesões no trânsito. O tema da campanha deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”, cuja mensagem visa alertar os condutores acerca dos riscos e das consequências do excesso de velocidade.
O Maio Amarelo 2025 seguiu como uma campanha de governo e não mais apenas um projeto do Detran/TO. O movimento contou com apoio de diversos órgão com destaque para Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), além das prefeituras e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°