
Com apoio da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Formoso do Araguaia deu um importante passo para reforçar a segurança da população com a implantação do sistema de videomonitoramento da cidade. A iniciativa faz parte do projetoCidade Monitorada, População Protegida, idealizado pelo Conselho de Segurança e Defesa Social (Conseg) local. A inauguração ocorreu na noite dessa quinta-feira, 29, na Câmara Municipal, com a presença do secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, do prefeito Israel Borges, além de autoridades e moradores.
Articulado pelo Conseg de Formoso do Araguaia, com o apoio de diversas instituições, o novo sistema foi concebido para ampliar a cobertura de vigilância por câmeras em pontos estratégicos da cidade, promovendo ações preventivas e o fortalecimento da integração entre comunidade e forças de segurança. O projeto contempla vias urbanas e áreas rurais, além de locais com grande circulação de pessoas, como escolas, praças, rodovias, órgãos públicos, instituições financeiras e eventos.
Durante a cerimônia, autoridades locais e representantes da SSP/TO destacaram o papel da Polícia Comunitária como base conceitual do projeto. O modelo prioriza a cooperação entre Estado e sociedade, fortalecendo o protagonismo social na construção de políticas públicas voltadas à segurança. Por meio da Diretoria de Polícia Comunitária, a SSP/TO tem fomentado a criação dos Consegs buscando essa cooperação entre sociedade e instituições públicas.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, ressaltou que a instalação do sistema de videomonitoramento em Formoso do Araguaia é resultado direto da integração entre a comunidade, o poder público e as forças de segurança. “Essa tecnologia amplia nossa capacidade de resposta, contribui com a investigação criminal e, principalmente, atua na prevenção de crimes. É um passo importante para fortalecer a segurança da população e incentivar iniciativas semelhantes em outras regiões do Estado. Quero aproveitar para parabenizar toda a equipe da Segurança Pública do Estado do Tocantins, a Polícia Civil, a Polícia Militar e todos os parceiros que contribuíram para a concretização deste projeto”, destacou.
O subdiretor da Polícia Comunitária, delegado Antônio Gonçalves de Carvalho Neto, explicou que o Conseg é uma ferramenta essencial e atualmente há 39 Consegs ativos em todo o Tocantins, sendo quatro na capital, Palmas. “Nosso objetivo é construir uma segurança pública cidadã, com participação social e estratégias conjuntas. A inauguração do sistema de videomonitoramento em Formoso do Araguaia é um marco nesse processo. Representa o uso da tecnologia como aliada tanto na prevenção quanto no apoio às ações das Polícias Civil e Militar. O projetoCidade Monitorada, População Protegidareflete exatamente essa proposta: unir esforços para oferecer mais segurança, eficiência nas investigações e presença mais ativa nas ruas”, pontuou.
Construção Coletiva
Presidente do Conseg de Formoso do Araguaia, Hilton Wagner Corrêa, destacou que a entrega do videomonitoramento do município é um projeto construído coletivamente, com foco na segurança da comunidade. "O sistema de videomonitoramento vai atender tanto a cidade quanto a zona rural, reforçando a prevenção e o apoio às forças de segurança. A maior parte das câmeras foi adquirida com recursos da própria comunidade, com apoio do Judiciário e também do Sicredi. Além é claro de comerciantes locais e da população em geral. É um exemplo claro de como a união faz a diferença", explicou.
O prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Borges, pontuou que o principal benefício do sistema de videomonitoramento é a prevenção. “Após o anúncio do evento, muita gente me procurou com dúvidas, perguntando se as câmeras seriam usadas para aplicar multas. Esclareci que o objetivo é outro: fortalecer a segurança, monitorar pontos estratégicos e proteger nossa população. Formoso do Araguaia se destaca também por ser, possivelmente, uma das primeiras cidades do Tocantins a contar com videomonitoramento em sua área urbana e na praia. Isso representa um avanço significativo para a segurança pública local”, destacou.
A SSP/TO também foi representada pelos superintendentes de Segurança Integrada, Fátima Holanda; e de Inteligência e Estratégia, Emerson Francisco Moura; pelo ouvidor Nelson Guimarães; e o diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), Anderson Casé. A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Sérgio; o juiz Valdemir Braga de Aquino Mendonça; o promotor de Justiça André Henrique Oliveira Leite; a delegada titular da 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia, Thuanny Rubia Ferreira da Silva Falcão; e o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, major Hilke Dias Rodrigues.
Ao final da solenidade, foi realizado o descerramento simbólico da placa que identifica o sistema de videomonitoramento municipal. “A Secretaria da Segurança Pública reafirma seu compromisso com iniciativas que promovam a valorização da vida, a proteção social e o fortalecimento da parceria entre instituições e população”, finalizou o secretário Bruno Azevedo.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°