
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), deu início nesta quinta-feira, 29, ao Curso de Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), em Palmas. O curso reúne cerca de 400 gestores, entre secretários municipais de educação e técnicos educacionais de todo o Tocantins, e segue até sexta-feira, 30.
A formação é coordenada nacionalmente pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), e compõe o eixoFormardo ETI. O programa ocorre em todas as regiões do Brasil com apoio de universidades federais, e tem como objetivo qualificar as equipes das Secretarias de Educação para fortalecer a implementação, manutenção e o desenvolvimento de políticas públicas de educação integral nos territórios do Tocantins. Além de garantir o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Estadual de Educação (PEE).
O professor e representante do MEC, Adilson de Souza, explica que os recursos a serem investidos trazem mais informações referentes à formação dos estudantes. “Principalmente os alunos em vulnerabilidade, que não têm como adquirir um conhecimento diferenciado por falta, às vezes, de tecnologia, livros ou falta de um profissional para auxiliá-los. Então, por isso há esse investimento não só em infraestrutura, mas também na formação dos professores para que eles consigam passar o mínimo para esse aluno pensar no seu futuro de uma forma melhor e adquirir um melhor proveito desse tempo integral”, pontuou.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Sousa, destaca que construir políticas educacionais em colaboração com os municípios é essencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no Tocantins. “O objetivo da gestão estadual é defender e trabalhar uma proposta de educação para o território, e esse momento é mais uma prova da materialização dessa ideia. A educação em tempo integral é uma proposta desafiadora por todos os contextos em que ela exige para ser executada e esses espaços formativos são os espaços em que a gente discute as ideias que temos para poder desenvolver esse projeto educativo”, enfatizou.
Para a secretária Municipal da Educação de Palmas, Débora Guedes, o estado e o município se complementam. “Nós precisamos estar unidos para desenvolvermos uma educação de qualidade e entendemos a importância de termos escolas atendendo em tempo integral. Em 2025, já ampliamos quase mil matrículas na nossa rede de tempo integral e estamos projetando ampliar ainda mais no ano de 2026. Então é extremamente importante nós desenvolvermos as habilidades dos nossos alunos para além do currículo obrigatório”, revelou.
A secretária Municipal da Educação de Lajeado, Alzirene de Sousa Vieira, reforça a necessidade de debater sobre a educação integral nos municípios. “Considerando que a gente pensa e acredita que os índices, os resultados educacionais serão elevados a partir dessa política, com a permanência do estudante por mais tempo na unidade escolar, trazendo a eles uma maior qualidade, melhor atendimento, na melhoria das aprendizagens, ou seja, elevar os índices e os espaços”, afirmou.
A programação continua nesta sexta-feira, 30, com oficinas e grupos de trabalho, que ocorrerão na Universidade Católica do Tocantins, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°