
A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) participa doFeirão do MEIcom atendimentos individualizados sobre gestão do Registro Mercantil e dados empresariais. A ação ocorre até o dia 31 de maio, das 9 às 19 horas,na Casa do Empreendedor, em Palmas.
Promovido pela Prefeitura de Palmas, o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Povo, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), entre outros órgãos.
O analista da Jucetins, Jefferson Gramacho, destacou que o papel da Jucetins durante o evento é orientar os empresários individuais desenquadrados do Microempreendedor Individual (MEI) sobre os procedimentos de Registro Mercantil. “O MEI possui um regime jurídico e tributário simplificado, com procedimentos exclusivos realizados diretamente pelo Portal do Empreendedor. No entanto, ao deixar de atender aos critérios que autorizam a permanência nesta categoria, o empreendedor é automaticamente ou voluntariamente desenquadrado, passando a ser obrigado a formalizar seus atos empresariais na Junta Comercial”, explicou.
Durante toda a programação doFeirão do MEI, os técnicos da Jucetins ainda realizam atendimentos sobre o Registro Mercantil aos MEIs que foram desenquadrados para outras categorias empresariais, além de orientar sobre o procedimento correto de arquivamento, alteração ou registro de novas empresas após o desenquadramento do MEI.
Entenda
Em 31 de janeiro de 2025, os microempreendedores individuais que não cumpriram com algumas obrigações legais, foram desenquadrados do MEI e enquadrados de forma automática pela Receita Federal para outra categoria empresarial. Entre as situações mais comuns que ocasionam o desenquadramento estão a ultrapassagem do limite de faturamento, atualmente fixado em R$ 81 mil anual ou R$ 6.750 mensal; inclusão de atividades econômicas não permitidas; e alteração da natureza jurídica com inclusão de sócios ou abertura de filiais.
Um dos principais motivos do desenquadramento do MEI foi a inadimplência prolongada, ou seja, a Receita Federal passou a aplicar o Termo de Exclusão para contribuintes com débitos persistentes, o que pode resultar na perda do regime do Simples Nacional.
O analista da Jucetins, Jefferson Gramacho, ainda ressaltou que, ao ser desenquadrado, o empresário deixa de operar sob as regras do MEI e passa a ser enquadrado como empresário individual ou outro tipo jurídico permitido.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°