
O Governo do Tocantins celebra a conquista do reconhecimento internacional de zona livre da febre aftosa sem vacinação. O certificado foi entregue para representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), na manhã desta quinta-feira, 29, durante o encerramento da 92ª sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (WOHA), que ocorre desde o dia 25 de maio, em Paris, na França.
O selo internacional vem coroar o trabalho de defesa agropecuária que ao longo dos 40 anos tem sido executado pelos servidores, produtores rurais e empresários. “É uma grande conquista para o Tocantins; cumprimos as exigências e neste momento celebramos um grande avanço rumo à abertura de novos mercados que exigem esse selo, temos uma carne comprovadamente de alta qualidade e uma cadeia produtiva engajada para fornecer o melhor produto ao mundo”, comemorou o governador do Estado, Wanderlei Barbosa.
O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, afirmou que o reconhecimento possibilita habilitar plantas frigoríficas, principalmente, para o mercado europeu e chancela a qualidade dos produtos tocantinenses. “O governador Wanderlei Barbosa colocou os recursos necessários para reestruturar a Agência, que já tem um quadro técnico excelente; o produtor rural entendeu o chamado e investiu em melhoramento genético e no manejo dos animais e o resultado é esse, agora é mantermos o status sanitário e avançarmos cada vez mais”, ressaltou.
O Tocantins conta com 11,7 milhões de bovinos e bubalinos distribuídos em aproximadamente 70 mil propriedades rurais.O título consolida a eficiência das mãos e mentes que fizeram o melhor trabalho de defesa agropecuária, sendo um dos primeiros estados a retirar definitivamente a vacinação contra a febre aftosa em 2023. “Cumprimos todas as exigências e etapas do Plano Nacional de Vigilância para a enfermidade. Nossos índices vacinais sempre foram acima da média e o Governo do Tocantins propiciou o cenário com investimentos necessários para auxiliar as ações desenvolvidas com maestria por todos os servidores da Adapec”, destacou o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu.
92ª sessão da Organização Mundial de Saúde Animal
Participam da 92ª sessão da Organização Mundial de Saúde Animal pela Adapec o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires; o assessor de gabinete Francisco Ramos; o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende, e o vice-presidente, Lenito Abreu. Da Seagro, estão presentes no evento o secretário Jaime Café e o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos.Participam ainda os representantes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), Elso Polizeu; doFundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), Saddin Buccar,e demais autoridades.
Evolução
Em 1997 foi registrado o último foco de febre aftosa, o vírus tipo C, em território tocantinense. Na época, iniciou-se uma série de medidas para contenção e posteriormente erradicação da doença.No ano 2000, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)classificou o Tocantins como área livre de febre aftosa com vacinação e junto estabeleceu a zona tampão. Mas em 2005, o Brasil perdeu o status internacional de livre de febre aftosa com vacinação em decorrência de focos registrados nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.
O status foi reconquistado em maio de 2008 e um ano depois, diante do reconhecimento do trabalho executado, foi permitido realizar uma campanha de vacinação integral, em maio, e parcial, em novembro, apenas para os animais jovens (0 a 24 meses de idade), tornando o prenúncio para a retirada da vacinação. Em 2011, recebeu mais uma conquista, a autorização para extinção da zona tampão.
O início do processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação ocorreu a partir de 2017, conforme previsto no planoestratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA). A meta era de que o Brasil se tornasse totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.
Com todas as exigências cumpridas no Plano, o Tocantins conquistou a suspensão da vacinação, realizando a última campanha em novembro de 2022. Em 2024, conquistou o reconhecimento nacional livre da enfermidade sem vacinação e agora a consagração com o reconhecimento internacional de área livre sem vacinação.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°