A Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), por do Sistema Integrado de Operações (SIOP), está em Gurupi nesta semana realizando palestras em escolas públicas. As palestras ocorrem no âmbito daOperação Caminhos Segurosque tem percorrido diversas cidades tocantinenses com atividades preventivas, educativas e repressivas. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Atuação Integrada de Segurança Pública, reunindo forças federais, estaduais e municipais para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A programação, que iniciou na terça-feira, 20, segue até esta quinta-feira, 22. Na terça e quarta-feira, 20 e 21, foram realizadas três palestras no Centro de Ensino Médio de Gurupi, para um público de cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Nesta quinta-feira, 22, as atividades educativas serão realizadas no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos (duas palestras pela manhã) e na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa (duas palestras na parte da tarde).
“Durante os encontros, abordamos os principais tipos de violência que afetam crianças e adolescentes, como violência física, psicológica e sexual, e orientamos os participantes sobre como identificar situações de risco, formas de proteção e canais de denúncia. O objetivo é promover a conscientização, o acolhimento e a justiça, reforçando que proteger é dever de todos”, destaca o oficial investigador Renato Mendes Arantes, que compõem a equipe de palestrantes do SIOP, composta ainda por Ariosvandre Tavares Araújo Guimarães e Gerlany da Cruz Alves Oliveira, também oficiais.
AOperação Caminhos Seguros, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, visa o combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o país, por meio de um esforço conjunto das forças de segurança, em parceria com instituições de ensino, órgãos de proteção à infância e juventude e sociedade civil. As ações continuam em todo o estado até o final do mês de maio.
Mín. 23° Máx. 33°