
A Agência Senado completa 26 anos de notícias dedicadas ao Parlamento neste domingo (29). O portal Senado Notícias é o principal produto da Agência para a população. A agência de notícias pratica um jornalismo público e pluralista, com compromissos claros em relação à democracia e suas instituições.
Vinculada à Secretaria de Comunicação Social do Senado, a Agência foi criada em 1997, sendo um dos primeiros canais de notícias do setor público na internet. Desde então, faz a cobertura jornalística e fotojornalística de todas as atividades legislativas do Senado e do Congresso, contribuindo para a transparência pública.
Além da Reportagem e da Fotografia, também são essenciais para as atividades da Agência setores como Apoio Administrativo, Arte, Edição e Audiovisual, com equipes compostas por funcionários efetivos, terceirizados e comissionados.
A missão de todos que trabalham na Agência é produzir e entregar à sociedade informação jornalística sobre a atividade legislativa e o funcionamento do Senado e do Congresso, com o objetivo de contribuir para o exercício da cidadania e para o fortalecimento da democracia.
O Portal Senado Notícias também publica conteúdos jornalísticos produzidos pela Rádio Senado e pela TV Senado, além de informações institucionais de interesse público e, ainda, reportagens especiais.
Alcance
Em 2022, a Agência totalizou 54,2 milhões de pageviews, sendo 31 milhões de usuários únicos, configurando aumento de quase 50% em comparação a 2021. As 10 matérias mais acessadas somam 5,8 milhões de visualizações. Também em 2022, o conteúdo da Agência foi copiado mais de 775 mil vezes, com média de mais de 2 mil reproduções por dia.
A coordenadora da cobertura da Agência Senado, Sheyla Assunção Tibúrcio, comemora o crescimento do número de pessoas que acessam o noticiário produzido.
— O diferencial da Agência Senado é o que chamamos de 'cobertura universal', porque o leitor pode acompanhar tudo o que ocorre no Plenário e nas comissões, o que o parlamentar diz, o que foi votado, o que foi adiado, a informação oficial e completa sobre a atividade legislativa. A cada ano, os números comprovam que o nosso alcance aumenta porque o público leitor sabe que é uma fonte confiável de informação. No ano passado, ultrapassamos os 50 milhões de acessos e a nossa meta é ampliar em mais de 10% até o final deste ano — explica Sheyla.
O coordenador-geral da Agência, Silvio Burle, destaca a importância da comunicação pública.
— Com a volta do trabalho presencial, as comissões e o Plenário devem retomar o volume de atividades de antes da pandemia, o que exige ainda mais foco e esforço da equipe. Sem falar na importância do nosso trabalho para mostrar que o Senado e o Congresso, instituições centrais da democracia, seguem funcionando plenamente, apesar do que ocorreu no dia 8 de janeiro — afirma Silvio.
Jubileu de prata
No ano passado, ao completar 25 anos, a Agência promoveu diversas atividades especiais, como a série de webstories sobre a cobertura de temas de destaque nestas mais de duas décadas de notícias.
Na comemoração do jubileu de prata da Agência em 2022 também foi promovida a exposição 25 anos de imagens, sons e histórias e outras matérias especiais sobre a Agência.
Coberturas especiais
As grandes coberturas dos últimos anos mostram a pluralidade do jornalismo da Agência: todas as atividades da CPI da Pandemia em 2021, as Eleições de 2022 e a posse de Lula e Alckmin e os ataques antidemocráticos, em 2023. Desde sua criação, a Agência cobriu todas as cerimônias de posse presidencial e todas as eleições.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°