
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), é parceiro da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, que ocorre até esta sexta-feira, 6, nas regiões norte e sul de Palmas. A ação visa levar cidadania aos mais vulneráveis, por meio do acesso a documentos básicos como o registro civil e a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A abertura oficial foi realizada nessa segunda-feira, 12, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Taquari, com a presença dos secretários de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo; e da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim; do superintendente de Polícia Científica, Edson Almeida; da diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro; da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal; do corregedor-geral de Justiça do TJTO, desembargador Pedro Nelson Miranda Coutinho; do vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Velozo; dentre outras autoridades.
“É uma grande honra para o Governo do Tocantins participar de um projeto tão importante como esse, que não apenas busca erradicar a subnotificação do registro civil no nascimento, mas também ampliar o registro civil das pessoas em condição de vulnerabilidade e que são efetivamente as que mais precisam desse serviço. O governo sempre estabeleceu como meta essa participação efetiva em todos esses atos cívicos que visam resgatar a dignidade e a cidadania de todos”, destacou o titular da SSP/TO, Bruno Azevedo.
A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini, ressaltou a satisfação do órgão em promover ações de cidadania. “É uma iniciativa prazerosa de se realizar, que não medimos esforços. É uma demanda prioritária e que tem como objetivo o acesso ao documento à população em vulnerabilidade. Agradeço a parceria de todos os órgãos parceiros e tenho certeza que será uma semana de muito trabalho e de grandes resultados”, enfatizou.
“Todos nós somos cidadãos de direitos e deveres, mas essa cidadania só tem quando se existe para o mundo, quando se tem uma carteira de identidade e uma certidão. Sem documentação não se faz financiamento, não abre conta no banco, não faz matrícula na escola, não acessa os serviços de saúde. Estar aqui agora é um momento de felicidade e saber que o trabalho que estamos fazendo tem efetividade na vida dessas pessoas”, pontuou o corregedor-geral de Justiça do TJTO, desembargador Pedro Nelson Miranda Coutinho.
O vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo, salientou a importância da prefeitura municipal fazer parte da ação. “Saber que somos cidadãos e temos resguardadas os nossos direitos é fundamental. O registro civil e a carteira de identidade nos propicia isso. Para a prefeitura, fazer parte desse momento é importante e queremos estar presentes em todas as edições”, evidenciou.
Programação
Nesta terça-feira, 13, a programação ocorre no Cras Javaé - Morada do Sol; quarta-feira, 14, no Cras Karajá I - Jardim Aureny III; quinta-feira, 15, no Cras Krahô - Arse 131 (1.304 Sul); e na sexta-feira, 16, no Cras Kanela - Arno 43 (407 Norte).
Identidade
No Cras do Jardim Taquari, foram emitidas cerca de 70 carteiras de identidade. Duas delas foram para Chardielem Alves e o seu filho de 6 anos de idade. “Eu perdi meu documento, por isso, sabendo que ia ter essa ação aqui perto de casa, resolvi vir aqui e fazer minha nova identidade e já aproveitei para fazer a do meu filho. Então, valeu muito a pena vir”, declarou.
Registre-se
ORegistre-se!ocorre em todos os estados do país e no Distrito Federal. A ação é voltada especialmente para pessoas em situação de rua, em cumprimento de medidas de segurança, e pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional sem prejuízo do atendimento a outros grupos vulneráveis.
Criado pelo Provimento nº 140/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), o projetoRegistre-se!tem como objetivo combater o sub-registro civil de nascimento e facilitar o acesso à certidão de nascimento, RG, CPF e atualização no Cadastro Único (CadÚnico), entre outros documentos essenciais. Desde a primeira edição, mais de 400 mil atendimentos já foram realizados em todo o Brasil.
São parceiros do Poder Judiciário nesta mobilização o Governo do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Ministério Público do Tocantins (MPTO), Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), delegatários do Cartório de Registros Civil de Pessoas Naturais de Palma, o Conselho Municipal das Associações de Moradores e entidades comunitárias de Palmas.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°