
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou nesta terça-feira, 29, a primeira reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) do ano de 2025. O encontro ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde representantes e profissionais dos órgãos que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do Plano discutiram as metas, os planos e as ações que visam, até o final de 2030, reduzir à metade, no mínimo, o índice de mortes e lesões no trânsito por grupo de habitantes.
Para alcançar esses objetivos, os membros do GT colocaram em pauta as atividades que serão desenvolvidas durante as Campanhas anuais e operações sazonais de segurança viária promovidas pelo Detran e demais forças de segurança do estado, em especial o Maio Amarelo edição 2025, como forma de alcançar esta redução de mortes e lesões relacionadas aos sinistros de trânsito.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, foi empossado como o novo coordenador do Pnatrans no estado do Tocantins e destacou a importância do plano para a garantia da segurança viária no estado. “Nesta reunião, alinhamos as ações que serão implementadas ao longo do ano, com foco na conscientização, na fiscalização e na educação no trânsito. Nosso objetivo é unir esforços entre os órgãos do Grupo de Trabalho e a sociedade para alcançarmos a meta de reduzir pela metade as mortes e as lesões no trânsito até 2030, promovendo um trânsito mais seguro para todos os tocantinenses”, destacou o titular da pasta.
Sinistros e mortes no Trânsito
Em 2024, o Detran/TO registrou 5.582 sinistros de trânsito em todo o estado, uma média de 15 incidentes por dia. No mesmo ano, o órgão registrou 627 mortes por sinistro de trânsito. Estes dados demonstram a relevância do desenvolvimento do Pnatrans pelas forças de segurança do estado.
Pnatrans
Criando em janeiro de 2018, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi acrescentado ao art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com o intuito de orientar os profissionais e gestores de órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a implementarem ações que busquem reduzir as mortes e lesões no trânsito. O Pnatrans traz um novo desafio aos integrantes do plano, que está alinhado com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). O plano tem como meta reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de habitantes, até 2030.
Nova abordagem
Com uma abordagem renovada e focada na transparência, conformidade, simplificação e efetividade, o Pnatrans passou por uma renovação em 2023, sendo a terceira; as mudanças foram aplicadas para transformar o plano em uma ferramenta mais acessível e aplicável. As novas metas do Pnatrans buscam implementar 70 ações, tendo o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas, entre 2021 e 2030.
Pilares do Pnatrans
Para isto, o Plano conta com seis pilares que orientam as ações, sendo eles: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas no Trânsito; e Normatização e Fiscalização.
Órgãos integrantes
Participaram da reunião a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a Guarda Municipal de Porto Nacional, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Polícia Rodoviária Federal no Tocantins (PRF/TO) e o Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran/TO).
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°