
Representando o Governo do Tocantins, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, participa do 3º Fórum Internacional Universalizar, em Fortaleza/CE.
Promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)o evento tem como temaA Universalização do Saneamento e COP30: estratégias e parcerias para infraestrutura sustentável, a abertura oficial do evento, ocorreu nessa quinta-feira, 10 e a programação se estende até esta sexta-feira, 11.
Marcado por discussões que buscam o desenvolvimento do saneamento no Brasil, o primeiro dia do 3º Fórum Internacional Universalizar reuniu autoridades, especialistas e representantes de empresas públicas e privadas para discutir estratégias de universalização do saneamento em consonância com a agenda climática global e a COP30.
O presidente da ATS destacou a importância dessa troca de experiências e o contato direto com as práticas positivas e exitosas relacionadas ao saneamento básico no Brasil e no mundo e a possibilidade de aplicar essas soluções no Tocantins para atingir as metas de Universalização do Saneamento. “Estou muito satisfeito em poder participar de um evento dessa magnitude. Essa é uma oportunidade ímpar para poder ter contato com as práticas exitosas em saneamento público implementadas tanto no Brasil, quanto no exterior. Um dos principais pilares desse evento é a questão da infraestrutura sustentável e a preocupação com o meio ambiente. Acredito que nesses dois dias de evento poderemos aprender muito sobre essas soluções e a as tecnologias empregadas no saneamento para podermos levar para o Tocantins e apresentar ao governador Wanderlei Barbosa como possíveis soluções para nosso estado, inclusive no que diz respeito a captação de recursos para investimento em saneamento e a execução de parcerias público privadas”, afirma o presidente da ATS, Pedro Cardoso.
Já o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, ressaltou a evolução do Fórum Internacional que está em sua 3ª edição e as contribuições dos debates para a do Saneamento em todo país. Para ele, uma das principais soluções está nas parcerias público privadas. “Esse é um evento internacional onde debatemos diversas ações sobre o setor de Saneamento e além disso conhecer algumas experiências internacionais de países como Portugal, Áustria, Inglaterra, Gana entre outros. É uma oportunidade de conhecer o que deu e o que não deu certo na área do saneamento, para seguirmos rumo à universalização. Esse é um evento para conhecer um pouco de como o mundo está fazendo saneamento básico”, afirmou.
O gerente de planejamento e orçamento da ATS, Felipe Vasconcelos, lembrou da importância das metas e dentre elas o saneamento rural como importante parte do processo de universalização. “Nesse terceiro fórum são três eixos principais que estamos debatendo: a universalização do saneamento, considerando a infraestrutura sustentável que está ligada às mudanças climáticas e impactos sobre os recursos hídricos, as parcerias público privadas e saneamento rural em áreas vulneráveis o que tem uma importância significativa na universalização do saneamento”, argumentou.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°