
O Maranhão elegeu o ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado Federal, com 2,1 milhões de votos, pouco mais de 62% dos votos válidos. O mandato começa em fevereiro de 2023 e vai até fevereiro de 2031.
O senador foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele deixa o cargo para assumir o Senado, mas em seguida se licencia do mandato e retorna ao ministério. Sua primeira suplente é Ana Paula Lobato (PSB); a segunda suplente é Lourdinha (PCdoB).
Natural de São Luís, Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos e governou o Maranhão por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Licenciou-se do cargo em abril de 2022 para concorrer pela primeira vez ao Senado. De 2007 a 2011, foi deputado federal.
Dino é advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. Tem mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), de 2002 a 2006.
Foi juiz federal por 12 anos e exerceu os cargos de secretário?geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) de 2011 até 2014, quando elegeu-se governador do Maranhão pela primeira vez (em 2018, foi reeleito ao cargo). Em 2012, concorreu à prefeitura de São Luís.
Senado Federal CE vota atendimento especial a alunos com transtorno de aprendizagem na faculdade
Senado Federal Para Rodrigo Cunha, pedido da Justiça comprova fraude nas eleições de AL
Senado Federal Zequinha critica demora no licenciamento para exploração de petróleo no AP Mín. 18° Máx. 27°