
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), discutiu nessa terça-feira, 1º de abril, estratégias de educação e fiscalização ambiental, visando o fortalecimento das ações daOperação Guardiões do Lago. A pauta foi debatida com a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Marinha do Brasil, Guarda Ambiental Municipal e a Fundação Municipal de Meio Ambiente.
O encontro teve como objetivos o aperfeiçoamento das práticas de proteção ambiental e o alinhamento entre os órgãos envolvidos, a fim de garantir maior eficiência nas ações de monitoramento e de combate a crimes ambientais na região do Lago de Palmas.
Na ocasião, o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima, destacou a importância da cooperação entre os órgãos ambientais e de segurança pública para garantir a preservação do lago e o bem-estar das comunidades que dependem de seus recursos. “AOperação Guardiões do Lagoé essencial para proteger os recursos naturais e promover o uso sustentável do lago. A integração entre os órgãos fortalece tanto as ações de fiscalização quanto às iniciativas de educação ambiental, ampliando a conscientização da população e a proteção da biodiversidade. Nosso compromisso é assegurar que as futuras gerações possam usufruir desse patrimônio de forma responsável e equilibrada”, pontuou o gestor, ao acrescentar que, a partir deste ano, a operação será institucionalizada como um programa.
Operação Guardiões do Lago
AOperação Guardiões do Lagoé uma ação conjunta voltada à fiscalização e à proteção do meio ambiente, com foco na conservação da fauna e flora aquática, na prevenção de pesca predatória e na conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais. As instituições participantes reforçaram o compromisso com a atuação integrada e com a adoção de novas estratégias para potencializar os resultados das ações de fiscalização.
Lançada em junho de 2024, a operação implementou fiscalização contínua no Lago de Palmas. As ações são realizadas em duas frentes: fiscalização aquática e terrestre, além de educação ambiental com o objetivo de proteger o lago.
A operação conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e de instituições parceiras como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED); Marinha do Brasil (CFAP); Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional; ; Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fema) de Palmas; Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Metropolitana Ambiental.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 18° Máx. 27°