
Para cumprir com a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, os produtores rurais tocantinenses devolveram às centrais de recebimentos de embalagens de Pedro Afonso, Silvanópolis, Gurupi e Cariri, um total de 1.344 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, em 2024. O resultado é 10% maior que em 2023, segundo os dados das centrais.
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa diretamente de todo o processo do uso de agrotóxicos no estado, em um sistema de controle e fiscalização executado pela Agência, que vai desde o registro dos produtos que entram no Tocantins, comercialização, até o armazenamento correto dos produtos e das embalagens vazias nas propriedades. Além disso, apoia a destinação final aos postos ou às centrais de recebimento dessas embalagens.
Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, os dados mostram que os produtores rurais vêm entendendo mais, a cada ano, a importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, bem como demonstram o compromisso do Governo do Tocantins em retirar este passivo do campo, dando a ele a destinação correta. “Além das fiscalizações que são realizadas pela Adapec, nós também fazemos questão de orientar os produtores rurais e a população sobre a importância do uso correto e seguro dos defensivos agrícolas e de fazer a devolução”, destaca o presidente.
Recebimento itinerante de embalagens vazias
O Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, que é uma iniciativa do Governo do Tocantins, atende pequenos e médios produtores e registrou aproximadamente 50 toneladas de embalagens devolvidas em 2024.
Locais de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos
O Tocantins conta atualmente com quatro centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso, Silvanópolis, Gurupi e Cariri do Tocantins, além de dois postos, nos municípios de Araguaína e Lagoa da Confusão.
Legislação
De acordo com a legislação, após a compra do produto agrotóxico, o produtor tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens vazias, podendo se estender por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado na sua totalidade.
A Adapec orienta os produtores para que guardem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois, em caso de fiscalização, eles deverão ser apresentados.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 28°