
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforçou, neste final de ano, as ações educativas e de fiscalização ambiental com foco em preservar o ciclo reprodutivo das espécies aquáticas durante o período de defeso. As iniciativas visam fortalecer práticas sustentáveis e conscientizar a população sobre a conservação dos recursos naturais.
As ações educativas, realizadas em municípios situados às margens do lago da Usina Hidrelétrica de Estreito — como Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia, Babaçulândia e Palmeiras do Tocantins —, tiveram foco especial nos pescadores artesanais registrados no Registro Geral do Pescador (RGP). No entanto, também foram direcionadas a praticantes de outras modalidades de pesca, comunidades ribeirinhas e o público em geral.
Com o apoio de lideranças municipais, estudantes e associações de moradores, a equipe do Naturatins destacou os impactos negativos da pesca predatória na reprodução dos peixes, além da importância de ações conjuntas para garantir um meio ambiente equilibrado. “Quando orientamos, contribuímos para a produção de alimento e a geração de renda de inúmeras famílias em conformidade com as normas ambientais”, afirma o fiscal ambiental Orleans Oliveira.
Fiscalização garante proteção à piracema
Entre os dias 16 e 23 de dezembro, o Naturatins realizou ações de fiscalização embarcadas nos municípios de Arapoema, Pau D’Arco, Santa Fé e Araguanã. As atividades visam ao cumprimento da Portaria nº 215/2024, que protege o ciclo reprodutivo dos peixes e combate a pesca predatória, o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres.
Durante as ações, aproximadamente 3 mil metros de redes de emalhar, um arpão, duas tarrafas, cinco molinetes e uma carretilha foram recolhidos. Além disso, mais de 25 peixes foram devolvidos aohabitatnatural. As ações também incluíram rondas terrestres e abordagens em estradas vicinais, com orientação aos ribeirinhos sobre as leis ambientais e a necessidade de respeitar o período de defeso.
Combate a crimes ambientais no sudeste do estado
No sudeste do Tocantins, o Naturatins promoveu ações conjuntas com o Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em resposta a denúncias de garimpo ilegal na região de Natividade. As rondas terrestres ocorreram no povoado Príncipe, enquanto o patrulhamento aquático foi realizado no Rio Manoel Alves.
Além disso, ações nos municípios de Dianópolis, Novo Jardim e Porto Alegre do Tocantins reforçaram o combate à pesca predatória nos rios Palmeiras, Manoel Alves e Ribeirão do Inferno. Durante essas atividades, foram recolhidos 300 metros de redes de emalhar e espinhéis.
O gerente de Fiscalização Ambiental, Orleans Oliveira, ressalta que, neste final de ano, as ações fiscalizatórias do Naturatins seguem ininterruptas em todo o estado, o que reafirma o compromisso com a proteção integral dos recursos naturais. “A educação ambiental e as ações fiscalizatórias consolidam o Tocantins como referência na defesa do meio ambiente, assegurando um legado sustentável para as gerações futuras”, pontua.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 28°