
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão promovendo, nos dias 26 e 27, uma programação diversificada na Escola Bilíngue para Surdos, proporcionando momentos de protagonismo da comunidade surda e espaço para discussão de pautas como educação, acessibilidade, direitos humanos e linguísticos. A data foi escolhida para comemorar oDia Nacional do Surdo, que surgiu em homenagem à primeira Escola de Surdos do Brasil, inaugurada dia 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro, atualmente denominada Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
“O Dia do Surdo é uma oportunidade para celebrarmos as conquistas e reforçarmos a importância da comunicação entre surdos e ouvintes. Esse tipo de trabalho conjunto não só enriquece o ambiente escolar, como também promove respeito e compreensão mútua. O Governo do Estado, por meio da Seduc, tem implementado ações efetivas para ofertar um ensino de qualidade para os surdos do Tocantins e difundir o uso da Libras entre surdos e ouvintes”, enfatiza a gerente de Educação Bilíngue de Surdos da Seduc, Amoriana Borges.
O termo surdo é utilizado para designar pessoas com surdez profunda que normalmente têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua ou língua materna. Porém, existe uma heterogeneidade de pessoas surdas.Os surdos sinalizados são os usuários da língua de sinais; surdos bilíngues, os que possuem a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua; surdos oralizados, que utilizam prótese auditiva; e ainda os surdos com implante coclear, que se comunicam oralmente ou por leitura labial. O surdo implantado não deixa de ser surdo, uma vez que ele só ouve quando usa também a parte externa do aparelho e continua sendo parte da diversidade dessa deficiência.
Educação inclusiva no Estado
Na rede estadual de ensino, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que inclui o atendimento aos surdos, é realizado nas 427 escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais. A Seduc também atende alunos da educação especial em 31 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Em Palmas, a população com deficiência conta ainda com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), que oferece atendimento multiprofissional que visa promover o desenvolvimento intelectual, físico e a comunicação.
A inclusão da disciplina de Libras nas escolas regulares como componente curricular e a Formação dos Professores em Educação Bilíngue de Surdos, ofertada em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), também são importantes iniciativas do Governo do Estado que visam favorecer a comunicação e melhorar a qualidade da educação para os surdos.
Escola Bilíngue
Neste ano, foi inaugurada a primeira Escola Bilíngue para surdos, em Palmas, onde o ensino é realizado em Libras como língua materna e o português como segunda língua. Localizada no prédio do Colégio Estadual Criança Esperança, são atendidos, atualmente, 20 estudantes surdos.
Para a estudante Ahgata Vitória Souza, que cursa a 1ª série do ensino médio,a Escola Bilíngue é um divisor de águas em sua vida acadêmica e pessoal. “Eu amo estudar aqui. Com certeza, estou aprendendo muito mais aqui na Escola Bilíngue. Além disso, temos essa comunicação tão fluida com os alunos e os professores. Aqui, a gente se apoia”, relatou.
Setembro Azul
A campanhaSetembro Azulenvolve diversas ações durante todo o mês,dedicada à luta, à conscientização e à divulgação da cultura e da comunidade surda, dando visibilidade e protagonismo às pessoas surdas. No Tocantins, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), vivem mais de 1.800 pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva.
Conforme a professora do curso de Letras/Libras da UFT, Gabriela Otaviani, oSetembro Azulreflete a luta da comunidade surda e celebra a importância da Libras. “O objetivo é discutir vários temas ligados aoDia do Surdo, que é um marco para nós. É também uma grande oportunidade de mostrar o uso da Libras e de fortalecer o nosso direito linguístico no Brasil. Esperamos que seja cada vez mais difundida a língua de sinais e que as pessoas que têm filhos surdos conheçam a Escola Bilíngue e matriculem seus filhos para que eles possam aprender simultaneamente assim como o estudante ouvinte aprende”, enfatizou.
O mês de setembro é marcado por datas significativas para a comunidade surda, refletindo a luta e a conscientização em torno de suas demandas. No dia 21, é comemorado oDia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiênciae, no dia 23, oDia Internacional das Línguas de Sinais, que homenageia a fundação da Federação Mundial dos Surdos.
No último sábado, 21, a Seduc realizou o2° Festival Surdolímpico do Tocantins, visando democratizar o acesso ao esporte e promover a atividade física como ferramenta de desenvolvimento integral dos estudantes surdos e com deficiência auditiva. Na Capital, foram recebidos estudantes de todas as regiões do Estado.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 21° Máx. 28°