Segunda, 09 de Fevereiro de 2026
27°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão aprova projeto que reduz taxa para registrar produtos fumígenos artesanais

Outras duas comissões da Câmara dos Deputados ainda precisam votar a proposta

20/08/2024 às 11h25
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1347/24, que reduz, de R$ 100 mil para R$ 50 mil, a taxa de fiscalização sanitária cobrada na revalidação, renovação ou registro de produtos fumígenos elaborados de forma artesanal.

A proposta também limita a cobrança da taxa a uma única vez a cada cinco anos. Hoje ela é exigida anualmente de todos os produtores pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A taxa está prevista na Lei 9.782/99 .

O relator, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), recomendou a aprovação do projeto do deputado Pezenti (MDB-SC). Para Schuch, a medida pode ser um diferencial importante para os produtores artesanais de cigarros e equivalentes, que concorrem com fabricantes nacionais e importadoras.

“A proposição incentiva a manutenção de práticas tradicionais, promove maior equidade no ambiente competitivo e encoraja o segmento a planejar e investir em suas atividades”, disse o relator.

Próximos passos
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.