
Buscando o aprimoramento do desempenho das atividades correcionais no Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral (CGE/TO), participa do Encontro Regional de Corregedorias – Sul e Sudeste. O evento é organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e teve início na segunda, 13, e prossegue até esta quarta-feira, 14, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O encontro reúne servidores e empregados públicos de todas as esferas e poderes do Brasil para debater temas relacionados à matéria disciplinar. Com uma programação diversificada, o evento inclui painéis, palestras e oficinas de capacitação, com o intuito de aprimorar o desempenho das atividades correcionais.
A corregedora-geral do Estado, Vagleia Inácio Montelo Camarço, destaca a importância da participação da equipe no evento. "O encontro proporciona uma oportunidade única para troca de experiências e atualização sobre as melhores práticas na área disciplinar, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das nossas atividades", ressalta.
O secretário-chefe da CGE/TO, José Humberto Muniz Filho, também reforça que o evento é uma oportunidade de integração e o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais que atuam na área de corregedorias, fortalecendo o compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública. “A participação da Corregedoria-Geral do Estado do Tocantins reforça o empenho do órgão em buscar constantemente o aprimoramento de suas atividades e a excelência na gestão pública”, conclui.
Pela equipe da CGE/TO também participam a diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Tatiane Dias Medeiros; a presidente da II Comissão Permanente de Procedimentos Disciplinares e Sindicância (Compa II), Chirleide Carlos Gurgel; e a servidora Arlene Suelma de Oliveira que é membro da Compa II.
Programação
Quatro palestras compuseram a programação dessaterça-feira, 13: "A modernização do direito administrativo disciplinar", ministrada pela presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Cristiana Fortini; "A atuação correcional nos tribunais de contas: a experiência da Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais", com o coordenador da Secretaria da Corregedoria do TCE-MG, Gustavo Terra Elias; "Tópicos correcionais relevantes em 2024", com o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Ricardo Wagner de Araújo; e "A importância da gestão de riscos para uma administração pública integra", com o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda.
Nestaquarta-feira, 14, serãorealizadas cinco oficinas: "Como calcular a dosimetria da sanção"; "Metodologia para a condução de oitivas"; "Aplicação da metodologia de gestão de riscos com base em ilícitos administrativos"; "Produção de provas efetivas no procedimento correcional"; e "Evidenciação na Investigação Preliminar Sumária para pessoa jurídica".
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 20° Máx. 31°