
Em uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma formação do programa Alfabetiza Mais Tocantins, entre os dias 6 e 7, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, para superintendentes regionais, articuladores de gestão e formação de várias regiões do Estado.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destacou que a capacitação é essencial para garantir a qualidade da aplicação do programa em todo o território tocantinense. “Estamos empenhados em garantir que todas as regiões do Tocantins possam oferecer um ensino de qualidade. Isso começa com a formação dos líderes educacionais, e o sucesso depende do comprometimento e da capacitação técnica dos envolvidos. O trabalho em conjunto é indispensável e fará toda a diferença”, afirmou.
A importância da liderança regional
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, enfatizou que o papel dos superintendentes regionais é fundamental para o sucesso do Alfabetiza Mais Tocantins. “Enquanto líder da sua regional, líder dos municípios, o superintendente precisa acompanhar todo esse processo de formação, conhecer os indicadores, o que cada escola está executando e tudo o que é proporcionado nas formações, com o intuito de permitir uma melhor efetivação das ações voltadas à alfabetização”, concluiu.
A articuladora de Gestão do Território da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguatins, Karla Santana, comentou que as expectativas são positivas para o aprimoramento das lideranças regionais. “Acredito que toda fomentação de conhecimento para os municípios e estados, no que tange à gestão educacional, é essencial. E dentro do compromisso nacional Criança Alfabetizada, esses aprimoramentos têm sido mediadores do que estava acontecendo antes para todo o processo de aprendizagem que estamos visualizando agora”, pontuou.
A diretora de Políticas Educacionais, parceira com os municípios, Francinete Ferreira, enfatizou que os articuladores de gestão e formação são profissionais essenciais para as políticas de alfabetização. “Eles são o ponto focal nas regionais de educação e nos municípios, porque articulam e mobilizam para que o processo formativo aconteça no território. E já visualizo cada um de vocês trazendo as ferramentas necessárias para uma formação que gera resultados”, acrescentou.
Conteúdo e metodologia da formação
Com a parceria da Associação do Bem Comum (ABC) e Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), a formação incluiu uma combinação de palestras e oficinas.
Os participantes receberam um treinamento do coordenador da regional de Educação do Ceará, Francisco Lucas Alvino da Silva, professor e especialista em metodologia do ensino.
“O papel dos articuladores é muito importante, porque eles atuam como elo entre os municípios, coordenando o processo de alfabetização das crianças na idade certa. A função dos articuladores é garantir a formação adequada dos formadores municipais, assegurando que essa formação chegue efetivamente aos professores e educadores. O propósito precisa dialogar com a agenda prioritária: alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, ressaltou Lucas Alvino.
A articuladora de formação do território, Janaina Nunes de Oliveira, da SRE de Arraias, comentou que “a expectativa é que possamos trocar experiências, porque os planos de intervenção começaram a ser elaborados na última formação, e hoje [7 de agosto] vamos aprimorar ainda mais o conhecimento e levar para nossas regionais a implementação da proposta de alfabetização”, frisou.
Seguindo a programação de formação, os superintendentes e articuladores participaram de uma oficina conduzida pelo palestrante Francisco José da Costa, especialista em gestão escolar, que pontuou sobre a importância da formação. “O objetivo é assegurar que essas formações cheguem até a escola, local onde a aprendizagem realmente acontece. Há toda uma importância do desenvolvimento das competências humanas, envolvendo as lideranças docentes, para garantir a implementação de um ciclo de ações pedagógicas voltadas para a alfabetização de todas as crianças”, declarou.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 20° Máx. 31°