
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza mais uma edição daFeira da Colheita, desta vez, no município de Ipueiras.
A ação tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos, a comercialização de produtos da agricultura familiar e a capacitação dos produtores locais. Esta edição conta com apresentações de danças tradicionais quilombolas, como a Sussa; expositores de produtos agropecuários, artesanatos, mudas de plantas nativas, produtos da roça como a mandioca, feijão e abóbora; além de uma praça de alimentação com artefatos da agricultura familiar.
O diretor de Pesca e Aquicultura, Dyego Santa Reis, que participou do primeiro dia do evento, destacou a importância da ação para a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea). “Estamos aqui desenvolvendo um trabalho de diagnóstico com as colônias de pescadores, dialogando com a população, colhendo informações importantes para a construção de projetos e para trazer políticas públicas que sejam interessantes e personalizadas para a comunidade de Ipueiras”, ressaltou.
Danielly Lorany, que representa a empresa Rei das Motosserras, declarou que a participação do empreendimento na feira é uma ótima oportunidade para divulgar os produtos. “É a nossa primeira participação naFeira da Colheita. Trouxemos o que há de mais novo e tecnológico no mercado, como o robô cortador de grama, que é uma excelente redução de custo e mão de obra para o nosso cliente. A feira é uma ótima oportunidade para apresentar os nossos produtos e divulgar a empresa. Estamos satisfeitos com a nossa participação e agradecemos aos realizadores pelo convite”, declarou Danielly.
Além das tecnologias apresentadas pelo Ruraltins, como a hidroponia, aquaponia e tanque elevado de piscicultura, em cada município onde aFeira da Colheitaé sediada, há uma oportunidade para os produtores e empresários locais participarem com as exposições, palestras, capacitações e apresentações culturais.
O vice-presidente do Ruraltins, Joaquim Urcino, ressaltou que a proposta da feira é disseminar conhecimento, conhecer a realidade local, gerar oportunidades para os produtores da região e firmar novas parcerias com as empresas, instituições públicas e privadas. “Nosso governador Wanderlei Barbosa tem se preocupado em levar tecnologias, oportunidades e conhecimento para todo o Tocantins. Estamos executando aFeira da Colheita,que percorrerá de norte a sul do Estado de maneira que os nossos agricultores e as comunidades sejam alcançadas com tudo que está sendo oferecido em cada evento”, enfatizou o vice-presidente.
Próximas edições
As próximas edições daFeira da Colheitaserão realizadas em: Buriti do Tocantins, entre os dias 8 e 10 de agosto; São Miguel do Tocantins, entre os dias 14 e 16 de agosto; Araguatins, entre os dias 20 e 22 de agosto; e Augustinópolis, entre os dias 26 e 28 de agosto.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 20° Máx. 31°