
A parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) resultou na formação de cerca de 100 operadores de segurança pública, queconcluíram o curso de Pós-graduaçãoLato Sensuem Política e Gestão em Segurança Pública. A solenidade de certificação foi realizada nesta sexta-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
O curso teve o objetivo de aprimorar a formação e a capacitação de profissionais de segurança pública, oferecendo uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos para o enfrentamento da criminalidade no Tocantins. O investimento foi de R$ 185 mil, valor oriundo do eixo Valorização dos Profissionais da Segurança Pública (VPSP).
Padrinho da turma, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o conhecimento enriquece a vida profissional do policial e representa um avanço significativo para toda a sociedade. “Um dos investimentos que o nosso governo faz é na qualificação dos servidores, porque sabemos que isso traz retorno para o Estado. Parabenizo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, na pessoa do secretário Wlademir. Acredito que isso também contribuirá com a criação de políticas públicas mais eficientes”, ressaltou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, patrono da turma, afirmou que, ao se dedicarem aos estudos, os policiais ampliam seu repertório teórico e adquirem uma visão mais crítica e analítica das questões de segurança pública. “Infelizmente, os crimes estão cada vez mais complexos e especializados, por isso é imprescindível que nossos policiais estejam à frente, preparados para lidar com as novas demandas. É nesse contexto que a carreira acadêmica e a constante atualização de conhecimentos se tornam fundamentais. Agradecemos pela importante parceria com a UFT e já anuncio que, em breve, teremos mais 15 vagas para mestrado, em mais uma brilhante integração entre esses dois órgãos”, enfatizou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, fez questão de destacar que a data é histórica. “Hoje [sexta, 14], estamos comemorando a qualificação. É um dia histórico e, daqui, muitos outros frutos serão colhidos”, declarou.
O vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker Costa, reforçou que é grande a alegria por ver a universidade cumprido o seu dever. “Essa solenidade marca a transposição de conhecimentos para além dos muros da faculdade. Tenham certeza de que essa qualificação será revertida em melhores indicadores para o Estado e a UFT está totalmente à disposição para dar continuidade a essa parceria que será duradoura”, salientou.
Curso
Com carga horária de 375 horas, distribuídas em diferentes disciplinas teóricas e práticas, o curso aprimorou os profissionais da segurança pública que lidam em meio às diversas situações, possibilitando a qualificação profissional e o desenvolvimento teórico e prático do servidor em exercício.
“Foram 97 projetos concluídos e nossos alunos desafiados a expandir seus horizontes. Foi um trabalho interdisciplinar, que integrou conhecimentos de diversas ciências”, explicou a coordenadora do curso, professora Naíma Worm.
Orador da turma, o corregedor-geral da Polícia Civil, Wanderson Chaves, agradeceu a realização do curso. “À SSP que contribuiu, aos mestres e à UFT, o nosso obrigado. Vocês não apenas qualificaram policiais, vocês abriram os olhos de homens e mulheres que, profissionalmente se tornaram melhores e capazes de, cada um em sua trajetória, tornar não apenas a polícia ou a Secretaria de Estado da Segurança Pública melhor, mas a nossa sociedade tocantinense melhor, inserida em um grande projeto de crescimento do país e de empoderamento da nação brasileira”, finalizou.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados o patrono governador Wanderlei Barbosa; o padrinho, secretário Wlademir Mota Oliveira; a coordenadora do curso, professora doutora Naima Worm; o professor doutor Tarsis Barreto Oliveira; e o professor doutor Afonso José Azevedo de Lyra Filho.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 29°