
Nesta sexta-feira,7, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) leva os serviços do órgão ambiental para produtores rurais e empreendedores durante a 56ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). A equipe do Orienta Naturatins iniciou as atividades na quarta-feira, 5, e segue até sábado, 8, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína.
Na ocasião, a equipe técnica esclarece dúvidas sobre os serviços de licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d'água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimentos de protocolo (Sistema Integrado de Gestão Ambiental-Sigam) e emissão de licença de pesca. Para ter acesso aos atendimentos, os interessados devem comparecer no estande do Naturatins no horário de 16h às 22h.
Os visitantes da Expoara mostraram-se satisfeitos com os serviços prestados pelo Naturatins. Adriana Carreira, moradora de Araguaína, aproveitou a Expoara para visitar o estande da instituição e consultar o processo de licenciamento ambiental de seu empreendimento de fauna silvestre. Na oportunidade, ela elogiou o atendimento e ressaltou a importância das orientações fornecidas pela equipe técnica. “A participação do órgão ambiental no evento facilita bastante o nosso trabalho. Os técnicos nos dão todo suporte necessário com os processos que muitas vezes não conseguimos consultar sozinhos. Isso é exatamente o que precisamos”, destacou.
Orienta Naturatins
Lançado em 2020 para levar os atendimentos de serviços de licenciamento ambiental para os municípios do Tocantins, o Orienta Naturatins é uma ação da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Governo do Tocantins para dar celeridade aos processos e reduzir a burocracia, contribuindo assim com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, em consonância com a legislação ambiental. “Esses atendimentos são de grande importância, tanto para o órgão, que passa a ouvir a cadeia produtiva, quanto para os empresários e produtores rurais, que têm acesso direto à equipe técnica para esclarecer dúvidas mais detalhadas”, destacou a diretora de Gestão e Regularização Ambiental, Letícia Freitas.
Por meio do Orienta Naturatins, o órgão ambiental busca se aproximar do público que busca pelos serviços de regularização ambiental, marcando presença em grandes feiras e eventos. Neste ano, a ação esteve presente na 2ª Farm Day, em Cariri do Tocantins, na Agrosudeste, em Almas, na Agro 360, em Peixe, na Expo Gurupi e na Agrotins, em Palmas.
Doação de mudas
Além dos serviços técnicos, o Naturatins, por meio da Unidade Regional de Araguaína está promovendo durante o evento a distribuição de aproximadamente 500 mudas de árvores em alusão à Semana do Meio Ambiente. Dentre as espécies distribuídas estão o cupuaçu, açaí, cajá, Ipê, pau-preto, açafrão, pitomba, cacau, tamboril e teca.
A Semana do Meio Ambiente, segundo o diretor da Unidade Regional, Leandro Medeiros é uma oportunidade para incentivar a população a plantar e cuidar das árvores, e promover uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental. "A distribuição dessas mudas é essencial para fomentar a sustentabilidade e a qualidade de vida em nossa região. Além disso, contribui para a conservação da biodiversidade, a restauração de áreas degradadas e o combate às mudanças climáticas”, afirmou o diretor.
A funcionária pública Dourivam Dias recebeu quatro mudas de cupuaçu e a mesma quantidade de açaí. Com entusiasmo, compartilhou seus planos para as espécies recebidas e elogiou a iniciativa do órgão ambiental. “Eu vou plantar na minha chácara, no município de Wanderlândia, para tornar minha propriedade mais agradável e arborizada. Tenho certeza de que será muito útil para nós. Amo tanto o açaí quanto o cupuaçu. Parabéns ao Naturatins por essa iniciativa de participar do evento, realizando essa boa ação de doar mudas para a população de Araguaína”, declarou.
Expoara 2024
Com o tema Expoara da Esperança: Produzir com Segurança Jurídica e Sustentabilidade, a exposição agropecuária iniciou na quarta-feira, 29, e segue até o dia 9 de junho, com uma programação variada que inclui rodeio profissional, parque de diversões, praça de alimentação, leilões e shows de diversos artistas renomados.
A expectativa é de que o evento supere a movimentação financeira de R$ 200 milhões este ano, consolidando a importância da exposição no cenário econômico estadual.
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Araguaína, com o apoio do Governo do Tocantins, do Sebrae, do Faet/Senar do, Basa, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sicoob, do Sicredi, da UFNT, da Unitpac e da Prefeitura de Araguaína.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 29°