
De acordo com recente projeção realizada pelo Banco do Brasil, o estado do Tocantins se destaca com o segundo maior crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil (4,1%) nos primeiros meses de 2024. Esse crescimento reflete um avanço significativo em diversos setores da economia estadual, mas, em especial, o da prestação de serviços, área em que o Tocantins ocupa o primeiro lugar no país, com 6% de crescimento.
O governador Wanderlei Barbosa ressalta que vai continuar investindo nos setores estratégicos para garantir que o Tocantins siga crescendo e se consolidando como uma potência econômica no Brasil. "Estamos extremamente orgulhosos do desempenho econômico do Tocantins. Esses resultados são um reflexo do trabalho árduo que a nossa gestão vem realizando. Vamos continuar investindo em nossos setores estratégicos para garantir que Tocantins siga crescendo e se consolidando como uma potência econômica no Brasil", salienta Wanderlei Barbosa.
No contexto nacional, o crescimento do PIB total do Tocantins foi de 4,1%, superado apenas pela Paraíba, que ficou em primeiro lugar com 4,7% do PIB; e em terceiro lugar ficou o estado do Amapá, com 3,9%. Essa performance coloca o Tocantins em uma posição de destaque no cenário econômico brasileiro, superando estados tradicionalmente mais desenvolvidos. Esse avanço é impulsionado por diversos fatores, incluindo investimentos públicos e privados, desenvolvimento de infraestrutura e uma crescente demanda por serviços diversos.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, destaca que um dos principais impulsionadores desse crescimento é o aumento da população economicamente ativa do Estado. “Essa população contribui para o fortalecimento do mercado local, resultando em uma maior demanda por serviços turísticos, bancários, seguros, investimentos e consultoria financeira. Além disso, o setor de Tecnologia de Informação e Comunicação, com o avanço da digitalização e a expansão da internet, tem encontrado no Tocantins um ambiente propício para crescer e inovar, gerando empregos qualificados e contribuindo para a diversificação da economia local. A expansão do turismo também tem gerado oportunidades de emprego e negócios, impulsionando indiretamente outros setores, como hospedagem, alimentação, transporte e lazer”, afirma.
Prestação de Serviços
Conforme o secretário, a projeção do Banco do Brasil, que aponta o crescimento do PIB no Tocantins no setor de serviços, como o de saúde, educação, transporte e logística, não apenas reflete a dinâmica econômica do Tocantins, mas também evidencia o potencial do Estado para se tornar um polo regional de serviços, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de toda a região. Nesse quesito, o Tocantins apresentou um crescimento de 6%, seguido pelo Maranhão, com 5%; e pela Paraíba, com 4,5%.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 23° Máx. 29°