
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promove, entre os dias 25 e 26, no auditório da instituição, o workshop sobre procedimentos de análise e aplicação da compensação ambiental referente ao licenciamento ambiental. Ministrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a capacitação abrange servidores do órgão ambiental e das prefeituras de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Palmas.
O Workshop busca proporcionar aos participantes um amplo entendimento das práticas e principais aspectos relacionados à compensação ambiental. Dessa forma, os servidores que trabalham diretamente com esses procedimentos poderão desempenhar suas funções de forma mais precisa e eficaz, contribuindo assim para o aperfeiçoamento dos processos de licenciamento.
O presidente do Naturatins, Renato Jayme, abriu o evento destacando a importância da capacitação para a instituição. “Enquanto órgão responsável pelos procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental e pela gestão das Unidades de Conservação (Ucs) do Tocantins, essa capacitação é fundamental para aprimorarmos nosso desempenho, possibilitando alcançar resultados cada vez melhores”, frisou.
O analista ambiental do Ibama, Luciano Oliveira, ministrou a capacitação enfatizando a importância de fornecer orientações sobre compensação ambiental para as entidades do poder público do Tocantins. “A proteção ambiental é uma determinação prevista na nossa Constituição, que exige a preservação dos ecossistemas para as gerações futuras. O Ibama desempenha um papel fundamental nesse processo, trabalhando para garantir que essa preservação seja efetiva. A compensação ambiental é focada na preservação dos ambientes já protegidos e que precisa de uma ação do poder público para melhorar as condições de conservação. Neste sentido, é essencial compartilhar esse conhecimento com outras esferas do poder público onde as ações realmente ocorrem. A gestão das unidades de conservação e a equipe local precisam estar atualizadas sobre como cuidar do meio ambiente. Nosso trabalho é trazer esse conhecimento para aplicação prática”, ressaltou.
Atenta a todo conhecimento compartilhado, a supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Rejane Nunes, ressaltou a importância desse aprendizado para os gestores de Unidades de Conservação no Estado. “Para nós que trabalhamos na gestão das Unidades de Conservação é extremamente importante nos capacitarmos e nos familiarizarmos com esses processos, pois estamos constantemente envolvidos neles. É essencial acompanhar e entender como as UCs podem se beneficiar com as compensações ambientais”, disse.
Compensação ambiental
De acordo com Luciano Oliveira, compensação ambiental é um mecanismo financeiro de compensação pelos efeitos dos impactos negativos não mitigáveis, que ocorrerão na implantação de empreendimentos que podem causar significativo impacto ambiental com a obrigatoriedade do empreendedor de apoiar a implantação e manutenção de Unidade de Conservação.
O objetivo é promover a conservação de ecossistemas equivalentes aos que são afetados por empreendimentos de grande potencial de impacto ambiental negativo.
Programação
A programação do workshop abrange dois dias de atividades. Nesta quinta-feira, 25, pela manhã, foram abordados assuntos como os aspectos históricos e jurídicos da compensação ambiental, incluindo exemplos práticos e uma análise do Comitê de Compensação Ambiental Federal (CCAF). Na parte da tarde, foram apresentadas as bases legais que regem a compensação ambiental, entre outros assuntos.
Na sexta-feira, 26, pela manhã, serão discutidas técnicas de análise geoespacial, com foco no uso do software Qgis, seleção de unidades elegíveis e categorização por volume de recursos e tipologia de empreendimentos. Além disso, haverá uma aula dedicada à classificação de unidades elegíveis, com exemplos práticos. Na parte da tarde, será realizada uma aula sobre análise estatística e apresentado um painel sobre o panorama da compensação, dentre outros assuntos.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 20° Máx. 28°