
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com diversos órgãos e instituições, promoveu, entre os dias 2 e 5 de abril, workshop na Aldeia Prata, em Tocantinópolis, com o intuito de promover a inserção dos povos indígenas nos programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 indígenas de diversas aldeias do território Apinajé.
Durante o evento, foram abordados temas como o passo a passo para acessar os programas; levantamento da produção indígena pelo etnomapa do sistema alimentar Apinajé; construção de cardápios tradicionais Apinajé específicos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); elaboração de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e cadastramento dos indígenas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para a especialista em indigenismo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regional Araguaia Tocantins, Maria Clara, a oficina promove o acesso aos indígenas a politicas pública de geração de renda, e destacou a importância do workshop."A oficina sobre o PNAE com os indígenas Apinajé é o primeiro passo para informar e promover o acesso das agricultoras e agricultores indígenas a esta política pública tão importante na geração de renda para as famílias, para o fortalecimento da cultura alimentar no território e para a oferta de uma alimentação saudável e tradicional para estudantes indígenas", destacou Maria Clara.
Joel Apinajé, cacique da Aldeia Prata, enfatizou a importância da iniciativa. "Foi muito importante a oficina com a participação de diversos parceiros para levar as políticas públicas que os indígenas têm direito".
O gerente de Aquisição de Alimentos do Ruraltins, Odair Araújo, ressaltou sobre a necessidade da realização de oficinas. “A oficina é uma ferramenta que serve para fortalecer a aquisição de alimentos das populações indígenas. É importante a realização de oficinas como essa, para promover a segurança alimentar desse público”, ressaltou Odair.
O workshop representou um passo significativo na promoção dos direitos e na melhoria da qualidade de vida povos indígenas, reforçando e o compromisso do Governo do Tocantins com a inclusão e o desenvolvimento das comunidades.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 20° Máx. 28°