
A Escola Estadual Manoel Estevão de Souza, de Sítio Novo do Tocantins, conquistou, com o projetoAluno Leitor, o 3º lugar no Prêmio Escola Que Transforma, na categoria Escola de Ensino Fundamental Educação Regular/Parcial - Anos finais do ensino fundamental – esfera estadual.
O projeto surgiu com o objetivo de mostrar aos estudantes como a leitura pode beneficiar em diversas áreas, transcendendo a habilidade de ler. Os alunos escolhiam seus próprios livros para ler em casa e na semana seguinte apresentar aos colegas. Além do incentivo à leitura, antes das apresentações a professora responsável pelo projeto ensinou técnicas de respiração para ajudá-los a gerenciar suas emoções e reduzir a ansiedade.
A professora de Língua Portuguesa, Arianne Menezes, explica que o projeto surgiu da necessidade de trazer os estudantes para a biblioteca e despertar o gosto pela leitura. “Eles tinham o direito de escolher o livro que quisessem, faziam a leitura em casa e na semana seguinte apresentavam o que eles acharam de mais interessante no livro. E aí tivemos etapas mensais de premiação. Eles recebiam medalhas todos os meses e isso foi motivando e incentivando”.
A educadora conta que recebeu um retorno positivo das famílias, que notaram um aumento no interesse dos estudantes pela leitura. “Algumas mães compartilharam que os alunos deixaram de lado até o celular para se dedicar à leitura. Eles gostaram de viajar nas histórias do livro e sentiram prazer em compartilhar com os colegas. Sabemos que a leitura é a base de tudo, e depois que se tornou um hábito, os alunos desenvolveram um interesse maior por outras disciplinas, além do avanço no desempenho escolar”, pontuou.
Para o estudante João Pedro Resplandes Pereira, de 15 anos, a ideia de ler um livro e depois apresentá-lo para a turma foi o que o atraiu para o projeto, que o ajudou a vencer desafios pessoais. “Tem me ajudado muito na escrita, no diálogo e no vocabulário. Além disso, também me ajudou a formar muitas amizades, pois as pessoas me procuravam para mostrar a apresentação e pedir dicas, e eu sempre incentivei eles a continuarem. Eu tenho uma amiga que tem um pouco de ansiedade na hora de apresentar o livro, sempre me pergunta como foi. Tento, ao máximo, encorajar ela a nunca desistir”, contou.
A estudante Mirella Santos Bonfim, do 8° ano, relatou que passou por uma grande transformação desde que começou a participar do projeto de leitura. “Eu demorei para participar, porque eu era muito tímida, não tinha nenhuma amizade, mesmo querendo alguma coisa me impedia. Eu lia os livros e me imaginava lá na frente apresentando. O João Pedro me incentivou a participar, e a professora Ariane me encorajava e me ajudava a ficar menos ansiosa”, revelou.
“Por causa do projeto eu comecei a escrever histórias também, me expressando e colocando parte de mim nos personagens”, compartilhou a jovem.
Geral Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Geral Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e pela UFT terminam nesta segunda-feira, 30
Geral Prazo para alistamento militar termina nesta segunda-feira
Tocantins Inscrições para especializações gratuitas ofertadas pelo Governo do Tocantins e UFT terminam nesta segunda-feira, 30 Mín. 20° Máx. 28°