O governo do Tocantins avançou com oProjeto Plantando Águapara mais uma região do estado. Desta vez, o maior programa de recuperação de nascentes do Tocantins chega à região sudeste, iniciando a primeira de duas etapas do mapeamento previstas para cada região e que são seguidas da fase de execução do plantio de mudas.
O secretário Marcello Lelis destacou que o objetivo é expandir oPlantando Águapara todo o estado. “Neste momento o projeto avança com o mapeamento de nascentes e a execução do plantio nas áreas já registradas. Essa iniciativa do governo do Tocantins visa fortalecer as estratégias de preservação dos recursos hídricos em todas as regiões, avançando gradualmente em blocos de municípios, não apenas com a recuperação de nascentes degradadas, mas também com a promoção de práticas sustentáveis que contribuem com o equilíbrio hídrico necessário a todo o ecossistema que dele depende, reforçou.
No município de Almas, a equipe técnica também foi convidada a apresentar o projeto aos secretários municipais da cidade, na sede da prefeitura. O encontro foi considerado produtivo e as visitas de campo despertaram o interesse dos proprietários rurais locais, que aderiram voluntariamente ao programa.
De acordo com o tecnólogo em Gestão Ambiental Wemygton Jonnes, da equipe técnica de Recursos Hídricos da Semarh, “a receptividade que tivemos em Almas mostra que a comunidade está consciente da importância de proteger nossas nascentes. Na visita de campo, conseguimos localizar mesmo nascentes que só mostram seu fio d’água no período chuvoso e esse projeto tem esse propósito maravilhoso de ampliar essa capacidade hídrica, com técnicas de plantio, manejo e preservação. A anuência, engajamento e participação dos proprietários rurais são essenciais para a efetividade das ações”, enfatizou.
Avanço do projeto
Nesta quinta-feira, 24, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentou um relatório de desempenho doPlantando Água, que aponta o avanço do projeto para ações simultâneas em duas regiões. De 14 a 18 de abril, a equipe de mapeamento iniciou as visitas técnicas em áreas estratégicas de propriedades rurais no município de Almas, onde houve cadastro de anuência das 10 primeiras nascentes da região sudeste. Ainda estão previstas visitas aos municípios de Natividade e Porto Alegre do Tocantins.
Em cada região, foram pré-selecionadas 50 nascentes por meio de imagens satélite, para posterior visita técnica. Na região sul, oPlantando Água,já se encontra em fase de execução do plantio de mudas e segue com previsão de novas visitas técnicas no período de 28 de abril a 2 de maio, em propriedades dos municípios de Gurupi, Jaú, Cariri, Formoso do Araguaia e Figueirópolis.
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, acrescentou que “essa iniciativa tem foco no levantamento, análise, catalogação e recuperação de nascentes com o plantio de mudas produzidas nos CRADs, que são os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas. Com apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas e parceiros, cada CRAD do estado, seja em Araguatins, Palmas, Natividade ou Gurupi, tem capacidade de produzir até 200 mil mudas por ciclo. Já o plantio está sendo realizado pela Progaia Engenharia e Meio Ambiente. A meta do Plantando Água é recuperar 50 hectares de Áreas de Preservação Permanente, em cada uma das bacias hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza, Formoso, Lontra e Corda e Manuel Alves, o que equivale a aproximadamente 286 campos de futebol”.
Região sul
A engenheira Florestal da Semarh, Marla Guedes, contou que “após a pré-seleção de nascentes por meio de imagens de satélite, foi iniciada a etapa de levantamento em campo para definir as nascentes a serem recuperadas, em parceria com os técnicos do Ruraltins. Na região sul já foram selecionadas 35 nascentes em visita aos municípios de Figueirópolis, Formoso, Cariri, Gurupi, contemplando neste primeiro momento, as Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Teresa, bem como do rio Formoso”, detalhou a engenheira.
Conforme o relatório de desempenho, a empresa Progaia já iniciou, durante o período chuvoso, a recuperação de algumas nascentes em propriedades rurais e está dando continuidade ao trabalho, com a implantação de cercas em APPs previamente selecionadas. Segundo Marla Guedes este projeto é fundamental para o restabelecimento do equilíbrio ecológico das nascentes, contribuindo para a conservação da biodiversidade, o controle da erosão do solo, do assoreamento e da poluição dos cursos d'água. Essa é uma das estratégias do conjunto de ações integradas voltadas à melhoria e conservação das Bacias Hidrográficas do Tocantins.
Plantando Água
O projetoPlantando Águaé uma iniciativa do governo do Tocantins, por intermédio da Semarh, executado pela Progaia Engenharia e Meio Ambiente. Os entornos de nascentes, reconhecidos e qualificados conforme o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012), serão recuperados por meio do plantio de espécies nativas adaptadas às condições regionais.
Conforme as diretrizes do projeto, os locais serão protegidos com cercas de arame liso de cinco fios, além de receberem aceiros para controle preventivo de fogo, medidas de controle de pragas e outras ações específicas dentro das APPs, em um raio de 50 metros. Esses locais de plantio serão monitorados por um período de 36 meses.
Mín. 23° Máx. 32°